Contribuições da educação tutorial para a formação do enfermeiro: Uma reflexão teórica
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3452-3456Palavras-chave:
Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes.Resumo
Objetivo: Analisar e discutir as contribuições da Educação Tutorial para a formação do enfermeiro. Método: Trata-se de reflexão teórica das contribuições da Educação Tutorial para a formação dos enfermeiros, tendo como marco referencial a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Resultados: As contribuições da Educação Tutorial para formação em Enfermagem foram apresentadas para diferentes métodos tutoriais, a saber: Grupo Tutorial e a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Conclusão: A utilização de métodos tutoriais tem alcançando resultados diferenciados no desenvolvimento de habilidades profissionais do enfermeiro como autonomia, criatividade, senso crítico, segurança, eticidade, tomada de decisões, liderança, melhor relacionamento interpessoal e comunicação, competências necessárias para o profissional prestar um cuidado integral e humanizado durante a assistência de Enfermagem.