Contribuições da educação tutorial para a formação do enfermeiro: Uma reflexão teórica

Autores

  • Michele da Silveira Benevides de Oliveira
  • Sonia Regina Jurado
  • Thais Carolina Bassler
  • Adailson da Silva Moreira
  • André Valério da Silva
  • Mara Cristina Ribeiro Furlan

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3452-3456

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes.

Resumo

Objetivo: Analisar e discutir as contribuições da Educação Tutorial para a formação do enfermeiro. Método: Trata-se de reflexão teórica das contribuições da Educação Tutorial para a formação dos enfermeiros, tendo como marco referencial a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Resultados: As contribuições da Educação Tutorial para formação em Enfermagem foram apresentadas para diferentes métodos tutoriais, a saber: Grupo Tutorial e a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Conclusão: A utilização de métodos tutoriais tem alcançando resultados diferenciados no desenvolvimento de habilidades profissionais do enfermeiro como autonomia, criatividade, senso crí­tico, segurança, eticidade, tomada de decisões, liderança, melhor relacionamento interpessoal e comunicação, competências necessárias para o profissional prestar um cuidado integral e humanizado durante a assistência de Enfermagem.

Biografia do Autor

Michele da Silveira Benevides de Oliveira

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).

Sonia Regina Jurado

Bióloga. Doutora em Fisiopatologia em Clí­nica Médica. pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Júlio de Mesquita Filho. Professora Associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Enfermagem.

Thais Carolina Bassler

Nutricionista. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Medicina e Enfermagem.

Adailson da Silva Moreira

Psicólogo. Doutor em Psicologia Clí­nica pela Pontifí­cia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Medicina e Enfermagem.

André Valério da Silva

Enfermeiro. Doutor em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Medicina.

Mara Cristina Ribeiro Furlan

Enfermeira. Doutora em Saúde e Desenvolvimento do Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Enfermagem e Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem/UFMS/CPTL.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Michele da Silveira Benevides de Oliveira, Sonia Regina Jurado, Thais Carolina Bassler, Adailson da Silva Moreira, André Valério da Silva, & Mara Cristina Ribeiro Furlan. (2019). Contribuições da educação tutorial para a formação do enfermeiro: Uma reflexão teórica. Nursing Edição Brasileira, 22(259), 3452–3456. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3452-3456

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos