Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática

Autores

  • Sonia Regina Jurado
  • Vitória Giulia Alves Vidal
  • André Valério da Silva
  • Adailson da Silva Moreira
  • Thais Carolina Bassler
  • Andrea Sanchez

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem; Docentes; Estudantes.

Resumo

Objetivo: Analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação de Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas fontes de busca LILACS, SciELO, PubMed, BDENF e CINAHL, no perí­odo de 2007 a 2018. A questão norteadora desta revisão sistemática foi: Quais são os impactos da utilização das metodologias ativas na formação dos profissionais de enfermagem? Resultados: Foram identificados 548 artigos, mas, selecionados 62 artigos que se adequaram í  temática estudada.  As metodologias ativas abordadas nos trabalhos foram: problematização, aprendizagem baseada em equipe, software ou programa computacional, caso clí­nico, diário de bordo, portfólio reflexivo e simulação. Conclusões: A maioria dos trabalhos estudados identificou as tentativas da enfermagem para adotar concepções pedagógicas inovadoras em suas práticas de ensino e assistência. As metodologias ativas utilizados na formação da Enfermagem tornaram os profissionais mais independentes, preparados para trabalhar em equipe e envolvidos com a realidade social.

Biografia do Autor

Sonia Regina Jurado

Bióloga. Doutora em Fisiopatologia em Clí­nica Médica. Professora Associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Enfermagem.

Vitória Giulia Alves Vidal

Graduanda em Enfermagem. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).

André Valério da Silva

Enfermeiro. Doutor em Biologia Geral e Aplicada. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Medicina.

Adailson da Silva Moreira

Psicólogo. Doutor em Psicologia Clí­nica. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Medicina e Enfermagem.

Thais Carolina Bassler

Nutricionista. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Medicina e Enfermagem.

Andrea Sanchez

Bióloga. Doutora em Quí­mica Analí­tica. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Curso de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Sonia Regina Jurado, Vitória Giulia Alves Vidal, André Valério da Silva, Adailson da Silva Moreira, Thais Carolina Bassler, & Andrea Sanchez. (2019). Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática. Nursing Edição Brasileira, 22(259), 3457–3464. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos