Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464Palavras-chave:
Educação em Enfermagem; Docentes; Estudantes.Resumo
Objetivo: Analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação de Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas fontes de busca LILACS, SciELO, PubMed, BDENF e CINAHL, no período de 2007 a 2018. A questão norteadora desta revisão sistemática foi: Quais são os impactos da utilização das metodologias ativas na formação dos profissionais de enfermagem? Resultados: Foram identificados 548 artigos, mas, selecionados 62 artigos que se adequaram í temática estudada. As metodologias ativas abordadas nos trabalhos foram: problematização, aprendizagem baseada em equipe, software ou programa computacional, caso clínico, diário de bordo, portfólio reflexivo e simulação. Conclusões: A maioria dos trabalhos estudados identificou as tentativas da enfermagem para adotar concepções pedagógicas inovadoras em suas práticas de ensino e assistência. As metodologias ativas utilizados na formação da Enfermagem tornaram os profissionais mais independentes, preparados para trabalhar em equipe e envolvidos com a realidade social.