Simultaneidades dos componentes da sí­ndrome metabólica em adultos quilombolas baianos, Brasil

Autores

  • Ricardo Franklin de Freitas Mussi
  • Ana Claudia Moraes Godoy Figueiredo
  • Bruno Morbeck de Queiroz
  • Edio Luiz Petroski
  • Deyvis Nascimento Rodrigues
  • Claudio Bispo de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i261p3583-3588

Palavras-chave:

Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Sí­ndrome X Metabólica; Dislipidemias; Indicadores sociais; Inquéritos epidemiológicos.

Resumo

Objetivo: analisar os padrões de simultaneidade da sí­ndrome metabólica e os fatores sociodemográficos associados em quilombolas baianos. Métodos: Na amostra representativa de 850 adultos quilombolas, os componentes da sí­ndrome metabólica foram definidos conforme o critério Joint Interim Statement. A razão entre a prevalência observada e a esperada determinaram as simultaneidades aumentadas. A regressão de Poisson com variância robusta testou as associações da maior simultaneidade e as variáveis sociodemográficas. Resultados: Metade das combinações da sí­ndrome metabólica apresentaram prevalência observada maior que prevalência esperada. A hipertrigliceridemia foi o componente mais presente nas simultaneidades aumentadas. Após análise múltipla situação laboral e escolaridade permaneceram associadas (p<0,05) í  maior simultaneidade. Conclusão: Ocorreu alta presença de simultaneidades aumentas em adultos quilombolas, tendo a hipertrigliceridemia como elemento mais recorrente. Além disso, a maior simultaneidade se associou trabalho remunerado e <5 anos de escolarização.

Biografia do Autor

Ricardo Franklin de Freitas Mussi

Licenciado e Doutor em Educação Fí­sica. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (PPGELS/ UNEB), Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Ana Claudia Moraes Godoy Figueiredo

Bacharel em Enfermagem, Doutora em Ciências da Saúde e Pós-doutora em Saúde Coletiva. Enfermeira na Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal, Brasil. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre Saúde Baseada em Evidências e Comunicação Cientí­fica.

Bruno Morbeck de Queiroz

Licenciado e Mestre em Educação Fí­sica. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Edio Luiz Petroski

Licenciado e Doutor em Educação Fí­sica. Docente aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Cineantropometria & Desempenho Humano.

Deyvis Nascimento Rodrigues

Licenciado e Mestre em Educação Fí­sica. Docente na Faculdade Guanambi (UniFG), Bahia, Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Claudio Bispo de Almeida

Licenciado e Mestre em Educação Fí­sica. Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi, Bahia, Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Ana Claudia Moraes Godoy Figueiredo, Bruno Morbeck de Queiroz, Edio Luiz Petroski, Deyvis Nascimento Rodrigues, & Claudio Bispo de Almeida. (2020). Simultaneidades dos componentes da sí­ndrome metabólica em adultos quilombolas baianos, Brasil. Nursing Edição Brasileira, 23(261), 3583–3588. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i261p3583-3588

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos