O impacto da depressão pós-parto no aleitamento materno e no desenvolvimento infantil: Uma revisão integrativa

Autores

  • Carolina Matteussi Lino
  • Zugiane de Barros Ribeiro
  • Rosana de Fátima Possobon
  • Jucilene Casati Lodi

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i260p3506-3510

Palavras-chave:

Depressão Pós-Parto, Desenvolvimento Infantil, Aleitamento Materno

Resumo

O objetivo foi identificar o impacto da depressão pós-parto no aleitamento materno e no desenvolvimento infantil. Tratou-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada a partir da busca de artigos nas bases de dados Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde. Inicialmente foram encontrados 1.413 artigos, entretanto, após aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados oito artigos. A sintomatologia da depressão pós-parto materna pode ter implicações no aleitamento materno e, também, implicações duradouras no desenvolvimento infantil, que podem estender-se até a vida adulta. A literatura evidenciou que intervenções precoces e preventivas envolvendo mães com sintomas sugestivos de depressão pós-parto são necessárias e reduzem o impacto deste quadro no aleitamento materno e no desenvolvimento infantil, principalmente se forem identificadas e tratadas no perí­odo pré-natal. Os profissionais de saúde são uma rede de apoio essencial na identificação e encaminhamento de mães com sinais sugestivos de depressão pós-parto para avaliação,tratamento e rede de apoio.

Biografia do Autor

Carolina Matteussi Lino

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/ UNICAMP).

Zugiane de Barros Ribeiro

Psicóloga. Especialista em Atendimento Preventivo Interdisciplinar na Primeira Infância pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP).

Rosana de Fátima Possobon

Dentista. Professora da área de Psicologia Aplicada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP).

Jucilene Casati Lodi

Enfermeira. Professora do curso de especialização em Atendimento Preventivo Interdisciplinar na Primeira Infância e doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Matteussi Lino, C. ., de Barros Ribeiro, Z. ., de Fátima Possobon, R. ., & Casati Lodi, J. . (2020). O impacto da depressão pós-parto no aleitamento materno e no desenvolvimento infantil: Uma revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 23(260), 3506–3510. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i260p3506-3510

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos