Repercussões hemodinâmicas e ventilatórias do paciente em ventilação mecânica invasiva na mudança de decúbito

Autores

  • Thayná Magalhães Coutinho de Oliveira
  • Sara de Sena Bucoski
  • Giselle Barcellos Oliveira Koeppe
  • Alessandra Gonçalves dos Santos
  • Leonardo dos Santos Pereira
  • Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i261p3600-3606

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem; Fenômenos Fisiológicos Circulatórios e Respiratórios; Modalidades de Posição; Posicionamento do Paciente; Respiração Artificial

Resumo

Objetivos: Avaliar as repercussões hemodinâmicas e ventilatórias do paciente em ventilação mecânica invasiva frente a mudança de decúbito e elaborar um instrumento para avaliação das variações hemodinâmicas e ventilatórias de pacientes submetidos a ventilação mecânica invasiva] na mudança de decúbito. Metodologia: Estudo transversal, experimental e quantitativo em duas unidades de assistência ao paciente gravemente enfermo de Cabo Frio-RJ com 09 pacientes selecionados. Resultados: Todos (100%) do gênero masculino, com faixa etária acima de 60 anos (66,7%), como principais patologias as cerebrovasculares (33,3%) e pulmonares (33,3%), com tempo de internação de de 1 a 10 dias (66,7%), assim como o de ventilação mecânica (88,9%), em modo ventilatório assito-controlada (66,7%) e modalidade pressure controlled ventilation (PCV) com 100%. Conclusão: Houve uma alteração no parâmetro hemodinâmico com a mudança de decúbito, com taquicardia, oscilação na pressão arterial média, frequência respiratória e saturação periférica de oxihemoglobina, porém estas se mantiveram entre os ní­veis de normalidade.

Biografia do Autor

Thayná Magalhães Coutinho de Oliveira

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio. Rio de Janeiro. Brasil.

Sara de Sena Bucoski

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio. Rio de Janeiro. Brasil.

Giselle Barcellos Oliveira Koeppe

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Alessandra Gonçalves dos Santos

Enfermeira pela Universidade Estadual do peste do Paraná. Especialista em Gestão e planejamento em Saúde Pública e Enfermagem no trabalho. Coordenadora de Enfermagem do Hospital Municipal São José Operário.

Leonardo dos Santos Pereira

Enfermeiro pela Universidade Veiga de Almeida. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio.

Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

Enfermeira. Orientadora da pesquisa. Mestre em biociência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação  em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

Thayná Magalhães Coutinho de Oliveira, Sara de Sena Bucoski, Giselle Barcellos Oliveira Koeppe, Alessandra Gonçalves dos Santos, Leonardo dos Santos Pereira, & Luciana da Costa Nogueira Cerqueira. (2020). Repercussões hemodinâmicas e ventilatórias do paciente em ventilação mecânica invasiva na mudança de decúbito. Nursing Edição Brasileira, 23(261), 3600–3606. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i261p3600-3606

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos