Taxas de prevalência de hansení­ase nas macrorregiões do estado de Mato Grosso: Datasus-Brasil

Autores

  • Thiago Machado Pereira
  • Fabiana Rezer
  • Wladimir Rodrigues Faustino
  • ílvaro Henrique Borges

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3652-3655

Palavras-chave:

Epidemiologia, Hansení­ase, Pesquisa Sobre Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar e comparar taxas de prevalência de hansení­ase nas macrorregiões do estado de Mato Grosso a partir informações coletadas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde do
Brasil. Método: estudo retrospectivo transversal onde analisou a taxa de prevalência no perí­odo de janeiro a dezembro de 2017.
Os dados foram obtidos através do (DATASUS). Os valores foram comparados por análise de variância, testes de KolmogorovSmirnov e Levene, seguidos pelo teste post hoc de Tukey, com ní­vel de significância em p<0,05. Resultados: Houve diferença estatisticamente significante entre as Macrorregiões do estado de Mato Grosso, Teles Pires, Vale do Peixoto, Vale do Arinos e Médio Araguaia, consideradas "hiperendêmicas". Conclusão: As taxas de prevalência de hansení­ase encontradas neste estudo a partir da utilização da ferramenta DATASUS avaliando as macrorregiões do estado de Mato Grosso abrem perspectivas futuras para estudo epidemiológicos bem elaborados bem como a análise da qualidade dos serviços de saúde utilizados. A ferramenta DATASUS pode ser utilizada no planejamento de polí­ticas públicas para a hansení­ase.

Biografia do Autor

Thiago Machado Pereira

Cirurgião-dentista. Coordenador de Odontologia, Graduação em Odontologia, Faculdade do Norte de Mato Grosso, Guarantã do Norte (MT), Brasil. Doutor em Ciências Odontológicas Integradas.

Fabiana Rezer

Enfermeira. Professora, Graduação em Enfermagem, Faculdade do Norte de Mato Grosso. Guarantã do Norte (MT), Brasil. Mestre pelo Programa de Enfermagem Profissional no Processo do Cuidar em Saúde pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Nefrologia.

Wladimir Rodrigues Faustino

Enfermeiro. Coordenador de Enfermagem, Graduação em Enfermagem, Faculdade do Norte de Mato Grosso. Guarantã do Norte (MT), Brasil. Mestre pelo Programa de Enfermagem Profissional da Gênese a Evolução do Cuidar pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em UTI Adulto, Pediátrico, Neonatal e Nefrologia

ílvaro Henrique Borges

Cirurgião-dentista. Professor do Curso de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Cuiabá. Cuiabá (MT), Brasil. Doutor em Endodontia.

Downloads

Publicado

2020-03-01

Como Citar

Machado Pereira, T. ., Rezer, F. ., Rodrigues Faustino, W. ., & Henrique Borges, ílvaro . (2020). Taxas de prevalência de hansení­ase nas macrorregiões do estado de Mato Grosso: Datasus-Brasil. Nursing Edição Brasileira, 23(262), 3652–3655. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3652-3655

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos