Taxas de prevalência de hanseníase nas macrorregiões do estado de Mato Grosso: Datasus-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i262p3652-3655Palavras-chave:
Epidemiologia, Hanseníase, Pesquisa Sobre Serviços de SaúdeResumo
Objetivo: analisar e comparar taxas de prevalência de hanseníase nas macrorregiões do estado de Mato Grosso a partir informações coletadas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde do
Brasil. Método: estudo retrospectivo transversal onde analisou a taxa de prevalência no período de janeiro a dezembro de 2017.
Os dados foram obtidos através do (DATASUS). Os valores foram comparados por análise de variância, testes de KolmogorovSmirnov e Levene, seguidos pelo teste post hoc de Tukey, com nível de significância em p<0,05. Resultados: Houve diferença estatisticamente significante entre as Macrorregiões do estado de Mato Grosso, Teles Pires, Vale do Peixoto, Vale do Arinos e Médio Araguaia, consideradas "hiperendêmicas". Conclusão: As taxas de prevalência de hanseníase encontradas neste estudo a partir da utilização da ferramenta DATASUS avaliando as macrorregiões do estado de Mato Grosso abrem perspectivas futuras para estudo epidemiológicos bem elaborados bem como a análise da qualidade dos serviços de saúde utilizados. A ferramenta DATASUS pode ser utilizada no planejamento de políticas públicas para a hanseníase.