Telenfermagem em pacientes com insuficiência cardí­aca crônica: estudo quase-experimental

Autores

  • Lyvia da Silva Figueiredo
  • Rosimere Ferreira Santana
  • Paula Vanessa Peclat Flores
  • Juliana de Melo Vellozo Pereira
  • Bruna Lins Rocha de Padua
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2628-2634

Palavras-chave:

insuficiência cardí­aca, telenfermagem, autocuidado

Resumo

Objetiva-se avaliar a adesão ao tratamento, autocuidado e qualidade de vida, antes e após a intervenção consulta por telefone, em pacientes com insuficiência cardí­aca crônica. Estudo quase-experimental com pacientes de uma clí­nica especializada em insuficiência cardí­aca no Brasil. Os escores de adesão ao tratamento, autocuidado e qualidade de vida foram avaliados por questionários validados antes e após a intervenção telefônica. Dos 14 pacientes, 64,3% eram do sexo masculino, 78,6% casados, idade média de 64,8 ± 8,7 anos, 50% classe funcional II, 92,9% eram hipertensos e 35,7% já sofreram infarto agudo do miocárdio. Houve melhora na adesão ao tratamento (p<0,0001), na manutenção (p=0,002), no manejo (p<0,0001) e na confiança do autocuidado (p=0,004), no entanto, não houve diferença estatí­stica significativa na qualidade de vida. Conclui-se que A consulta telefônica melhorou as habilidades para o autocuidado e adesão de pacientes com insuficiência cardí­aca. Registro Brasileiro de Ensaios Clí­nicos sob n.º RBR6P9FJG.

Biografia do Autor

Lyvia da Silva Figueiredo

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil. Autor correspondente.

Rosimere Ferreira Santana

Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Paula Vanessa Peclat Flores

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Juliana de Melo Vellozo Pereira

Enfermeira. Doutoranda em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Bruna Lins Rocha de Padua

Enfermeira. Mestranda em Ciências do Cuidado da Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Enfermeira. Pós-Doutorado em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Figueiredo, L. da S. ., Santana, R. F. ., Flores, P. V. P. ., Pereira, J. de M. V. ., Padua, B. L. R. de ., & Cavalcanti, A. C. D. . (2019). Telenfermagem em pacientes com insuficiência cardí­aca crônica: estudo quase-experimental. Nursing Edição Brasileira, 22(249), 2628–2634. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2628-2634

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos