Práticas educativas í saúde do homem: desafios na Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i251p2893-2897Palavras-chave:
educação em saúde, saúde do homem, estratégia saúde da famíliaResumo
Objetivou-se investigar, a partir da visão de usuários masculinos e profissionais de saúde, quais práticas educativas são realizadas na ESF para a saúde do homem. Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de questionário com a participação de oito profissionais da equipe de saúde da família e 30 usuários. Os resultados foram interpretados pela análise de conteúdo de Bardin. Tanto profissionais quanto usuários entrevistados negam a existência de práticas educativas específicas para a saúde do homem, sendo estas voltadas para outros grupos, além disso, os profissionais identificaram desafios para pôr em práticas as ações de saúde do homem. Conclui-se que não há práticas educativas específicas para a saúde do homem, já que a assistência ao público masculino é um processo ocasional, dependendo da vinda deste indivíduo í s unidades de atenção básica de saúde e, não se configura como uma política efetiva no município.