A gravidez na adolescência e os métodos contraceptivos: a gestação e o impacto do conhecimento

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro
  • Marilda Andrade
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella
  • Jaqueline Constantino de Lima
  • Madalena de Oliveira Silva Santos Sousa
  • Caroliny dos Santos Guimarães da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2990-2994

Palavras-chave:

Adolescência, Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos

Resumo

Objetivou-se avaliar o conhecimento de adolescentes gestantes sobre métodos contraceptivos, o impacto que essa gestação causa na vida dessa adolescente e a maneira conforme essa informação é passada pelas adolescentes através do programa Estratégia da Saúde da Famí­lia pelo profissional enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, tendo como informação a pesquisa de campo e abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2018 através de um questionário, com uma amostra de 25 adolescentes grávidas internadas na Maternidade Mariana Bulhões. As adolescentes tinham em média de 13 a 19 anos. Os fatores socioeconômicos e culturais têm muita influência sobre o fenômeno tendo uma ênfase maior aos fatores psicossociais oriundos dos meios familiar, social e subjetivo individual. Conclui-se que a gravidez na adolescência é um problema social e que o enfermeiro tem um papel primordial como agente articulador neste contexto.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Docente do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva da UNIG, no módulo de Assistência de Enfermagem a Criança e ao Adolescente Grave ou de Risco. Preceptor Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Uniabeu. Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Pós-Graduado em Alta Complexidade (UNIGRANRIO); Saúde da Famí­lia (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UERJ); Gestão de Redes e Atenção í  Saúde (FIOCRUZ); Pediatria e Neonatologia (FAVENI). RJ, Brasil. Autor correspondente.

Marilda Andrade

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Vice-Diretora, Professora Associada Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da UFF. RJ, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella

Enfermeira. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Preceptor Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Uniabeu. Mestranda em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. RJ, Brasil.

Jaqueline Constantino de Lima

Enfermeira. Graduada pela Universidade Iguaçu. RJ, Brasil.

Madalena de Oliveira Silva Santos Sousa

Enfermeira. Graduada pela Universidade Iguaçu. RJ, Brasil.

Caroliny dos Santos Guimarães da Fonseca

Enfermeira. Mestranda do Curso de Bioética e Ética Médica na Universidad Européa Del Atlántico, Santander – Espanha. Especialista em Gestão em Enfermagem, Urgência e Emergência e Auditoria em Sistemas de Saúde. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Ribeiro, W. A. ., Andrade, M. ., Fassarella, B. P. A. ., Lima, J. C. de ., Sousa, M. de O. S. S. ., & Fonseca, C. dos S. G. da . (2019). A gravidez na adolescência e os métodos contraceptivos: a gestação e o impacto do conhecimento. Nursing Edição Brasileira, 22(253), 2990–2994. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2990-2994

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos