Variação da pressão do CUFF em pacientes graves submetidos à ventilação mecânica invasiva sob os cuidados de enfermagem em unidade intensiva

Autores

  • Sara de Sena Bucoski
  • Thayná Magalhães Coutinho de Oliveira
  • Giselle Barcellos Oliveira Koeppe
  • Priscila Pradonoff Oliveira
  • Murillo Ribeiro de Mattos
  • Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i265p4245-4256

Palavras-chave:

Pressão, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Crí­ticos, Respiração Artificial

Resumo

Resumo | O objetivo desta pesquisa foi avaliar a variação da pressão do cuff de pacientes em unidade intensiva, no banho no leito, aspiração de vias aéreas inferiores e na mudança de decúbito, e construir um protocolo assistencial de verificação da pressão do cuff. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e experimental, de abordagem quantitativa, onde a coleta de dados se deu em março de 2020, em um hospital público no municí­pio de Cabo Frio. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de coleta e para verificar a pressão do cuff, foi utilizado um cufômetro artesanal, possibilitando a aferição em mmHg. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 pacientes. Ao analisarmos a variação da Pcuff durante os procedimentos realizados pela equipe de Enfermagem, a ocorrência de alterações foi frequente, sendo a mais significativa, após o banho no leito. Diante do exposto, este estudo contribui para subsidiar dados para implementação de cuidados direcionados aos pacientes intubados, a partir de ações que garantam a segurança do paciente, como a rotina de mensurações diárias e o treinamento da equipe assistencial. Protegendo assim o paciente de importantes complicações que possam estar associadas à hiperinsuflação e hipoinsuflação deste dispositivo.

Biografia do Autor

Sara de Sena Bucoski

Enfermeira. Residente em Terapia Intensiva pela UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. RJ, Brasil.

Thayná Magalhães Coutinho de Oliveira

Enfermeira. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida- Campus Cabo Frio. RJ, Brasil.

Giselle Barcellos Oliveira Koeppe

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio. RJ, Brasil.

Priscila Pradonoff Oliveira

Enfermeira. Mestre em Psicanálise Saúde e Sociedade. Coordenadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida Campus Cabo Frio. Especialista em Docência do Ensino Superior, Saúde Pública e Controle das Infecções Hospitalares. RJ, Brasil.

Murillo Ribeiro de Mattos

Enfermeiro. Residente em Terapia Intensiva pela UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. RJ, Brasil.

Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

Enfermeira. Mestre em Biociência. Doutoranda em biociência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida-Campus Cabo Frio. RJ, Brasil.

Publicado

2020-08-05

Como Citar

de Sena Bucoski, S. ., Magalhães Coutinho de Oliveira, T. ., Barcellos Oliveira Koeppe, G. ., Pradonoff Oliveira, P. ., Ribeiro de Mattos, M. ., & da Costa Nogueira Cerqueira, L. . (2020). Variação da pressão do CUFF em pacientes graves submetidos à ventilação mecânica invasiva sob os cuidados de enfermagem em unidade intensiva. Nursing Edição Brasileira, 23(265), 4245–4256. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i265p4245-4256

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos