Violência sexual por parceiro í­ntimo identificada em Unidade Básica do PSF

Autores

  • Ana Cristina Fernandes Silva
  • Andrea Mathias Losacco
  • Iuri Abrahão Monteiro
  • Anelise Riedel Abrahão

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3705-3709

Palavras-chave:

Violência Sexual, Estupro, Unidade Básica de Saúde, Violência Contra a Mulher

Resumo

 Este estudo teve como objetivo identificar histórico de violência sexual e de sua associação com dados sociodemográficos, de saúde reprodutiva e sexual, entre as usuárias de três unidades do PSF. Metodologia: Estudo exploratório, transversal, população de 711 mulheres, entre 15 e 59 anos. Foi aplicado um questionário semi estruturado e utilizada a fórmula de Cochran para cálculo e amostra e o programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para avaliar a associação entre a violência e as variáveis de interesse. Resultados: Encontrou-se uma população jovem em idade reprodutiva que vivia em união estável, escolaridade média de 9 anos, com atividade remunerada e renda de até dois salários mí­nimos. 12,9% referiram violência sexual, o parceiro í­ntimo foi o principal agressor, número de gestações e de filhos esteve relacionado a ocorrência de violência sexual. Conclui-se que a freqüência de violência sexual foi alta, sendo o parceiro í­ntimo e o ex-parceiro, os principais agressores, apontando para a necessidade da investigação da violência como estratégia da saúde da famí­lia.
Palavras-chaves:;;;.

Biografia do Autor

Ana Cristina Fernandes Silva

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública. Hospital Perola Byington.

Andrea Mathias Losacco

Enfermeira. Mestrado em Epidemiologia. Enfermeira da Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emí­lio Ribas. Docente da Graduação e Pós-Graduação de Enfermagem na UNISA.

Iuri Abrahão Monteiro

Engenheiro Elétrico. Universidade Federal de Ouro Preto.

Anelise Riedel Abrahão

Enfermeira, mestre em morfologia, doutora em enfermagem. Professora Associada da UNIFESP.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Fernandes Silva, A. C. ., Mathias Losacco, A. ., Abrahão Monteiro , I. ., & Riedel Abrahão, A. . (2020). Violência sexual por parceiro í­ntimo identificada em Unidade Básica do PSF. Nursing Edição Brasileira, 23(263), 3705–3709. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3705-3709

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos