A roda de conversa como instrumento de cuidado e promoção da saúde mental: percepção dos usuários dos CAPS

Autores

  • Layane Barbosa Amorim
  • Maria Rejane Santos
  • José Augustinho Mendes Santos
  • Camila da Paz Santos
  • Fernanda dos Santos Iochims
  • Wanderson Alves Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3710-3715

Palavras-chave:

Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental, Roda de Conversa, Promoção da Saúde Mental, CAPS

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção dos usuários de cada CAPS quanto í  roda de conversa. Metodologia: Pesquisa transversal descritiva com abordagem qualitativa em que foi priorizada a fala dos usuários participantes por meio de entrevistas, observações sistemáticas e registro em diário de campo. Resultados e Discussão: Esse estudo nos mostrou que a roda de conversa se compõe como uma ferramenta terapêutica que auxilia na reabilitação dos usuários dos CAPS, reduzindo as tensões relacionadas í s crises psicóticas e as recaí­das do álcool e outras drogas no seu tratamento. Conclusão: A roda de conversa funciona como um dispositivo positivo para o cuidado e a promoção da saúde mental dos usuários dos CAPS.

Biografia do Autor

Layane Barbosa Amorim

Enfermeira, Graduada pela Faculdade Estácio de Alagoas.

Maria Rejane Santos

Enfermeira, Graduada pela Faculdade Estácio de Alagoas.

José Augustinho Mendes Santos

Enfermeiro, Graduado pela Faculdade Estácio de Alagoas; Especialista em Urgência, Emergência e Intensivismo pela modalidade residência pelo Hospital Santa Cruz-HSC; Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas; Diretor Administrativo do Centro de Saúde de Feira Grande; Coordenador de Enfermagem do Pronto Atendimento 24H Eulina Lira da Silva.

Camila da Paz Santos

Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas; Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário de Largato.

Fernanda dos Santos Iochims

Enfermeira, Graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC; Especialista em Urgência, Emergência e Intensivismo pela modalidade residência pelo Hospital Santa Cruz-HSC; Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Docente Substituto do Curso de Graduação, do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação de Emergência;Terapia Intensiva e Obstetrí­cia da UNIG; Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Barbosa Amorim, L. ., Rejane Santos, M. ., Mendes Santos, J. A., da Paz Santos, C., dos Santos Iochims, F. ., & Alves Ribeiro, W. . (2020). A roda de conversa como instrumento de cuidado e promoção da saúde mental: percepção dos usuários dos CAPS. Nursing Edição Brasileira, 23(263), 3710–3715. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3710-3715

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos