Avaliação da eficácia e efetividade de treinamentos ministrados í enfermagem de um hospital geral acreditado
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i263p3751-3759Palavras-chave:
Enfermagem, Treinamento, Educação Continuada em Enfermagem, Avaliação, Avaliação EducacionalResumo
Objetivos: Analisar o processo de avaliação da reação, aprendizagem, comportamento e de resultados dos treinamentos ministrados í equipe de enfermagem. Método: Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, de campo de abordagem quantitativa. Resultados: Na avaliação de reação, verificou-se que 75,0% apontaram como adequadíssimas a atuação do facilitador e 64,3% í estratégia adotada. Na avaliação de aprendizagem verificou-se um aumento do número de acertos apenas na questão nove cuja porcentagem passou de 25,0% para 71,4%. Quanto í avaliação de comportamento, não foram verificadas mudanças no padrão de comportamento das anotações de enfermagem de todos os três itens entre a primeira e a segunda avaliação e entre a segunda e terceira avaliação. Quanto í avaliação de resultados foi verificado um aumento na média de anotações corretas para oito itens. Conclusão: Frente ao resultado deste estudo, considera-se necessária a responsabilização dos enfermeiros no processo de desenvolvimento da equipe.