Exame fí­sico na enfermagem: avaliação do conhecimento teórico-prático

Autores

  • Thais de Lima
  • Carla Roberta Monteiro
  • Tânia Arena Moreira Domingues
  • Ana Paula Dias de Oliveira
  • Cassiane Dezoti da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p3906-3921

Palavras-chave:

Processo de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros sobre a técnica do exame fí­sico céfalo-caudal em um hospital universitário da cidade de São Paulo. Método: Estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa realizado com 51 enfermeiros de unidades de internação e terapia intensiva adulto, submetidos a um questionário estruturado. A análise dos resultados foi feita por meio da estatí­stica descritiva e análise inferencial por associação entre as variáveis de interesse. Resultados: Os dados revelaram í­ndices de acertos acima de 70%. A graduação foi considerada o perí­odo de maior aquisição de conhecimento sobre o exame fí­sico (p=0,039). O tempo de formação e atuação foram associados a maior escolaridade (p<0,05), a qual foi determinante para prática do exame fí­sico (73,8%). Conclusão: os achados desta investigação reforçam a importância da educação permanente junto aos enfermeiros para a prática do exame fí­sico com objetivo de manter uma assistência de qualidade orientada para a segurança do paciente.

Biografia do Autor

Thais de Lima

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.

Carla Roberta Monteiro

Enfermeira. Doutora em ciências. Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.

Tânia Arena Moreira Domingues

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora associada da Escola Paulista de Enfermagem do Departamento de Enfermagem Clí­nica e Cirúrgica, Disciplina Enfermagem Fundamental, da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.

Ana Paula Dias de Oliveira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Técnica Administrativa no Ensino do Departamento de Enfermagem Clí­nica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.

Cassiane Dezoti da Fonseca

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clí­nica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.

Publicado

2020-08-05

Como Citar

de Lima , T., Monteiro , C. R. ., Moreira Domingues , T. A. ., Dias de Oliveira , A. P. ., & Dezoti da Fonseca , C. (2020). Exame fí­sico na enfermagem: avaliação do conhecimento teórico-prático. Nursing Edição Brasileira, 23(264), 3906–3921. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p3906-3921

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos