Diagnosticado com TDAH: e agora professor?

Autores

  • Quitéria Soares de Oliveira
  • Flavia Manette Cardoso Stofele
  • Maria da Penha Machado Rocha
  • Maria Aparecida Jesus de Oliveira Santos
  • Marciana dos Santos Silva Ventura
  • Marcus Antonius da Costa Nunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p4036-4047

Palavras-chave:

TDAH, Alunos, Educação, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo geral do trabalho é compreender a importância em se conhecer o TDAH e saber como o professor pode agir ao perceber que a criança foi diagnosticada com o TDAH. Como objetivos especí­ficos, descrever a história do TDAH, conceituar, diagnosticar e abordar o TDAH na escola e descrever a educação fí­sica como intervenção ao TDAH em crianças de 9 a 11 anos. Trata-se de um estudo reflexivo com base em estudos publicados e o parecer de cada autor em ralação ao tema. A abordagem geral do texto conclui que são necessários mais estudos sobre o transtorno e déficit de atenção e hiperatividade na escola e, especificamente, suas relações com os modos de aprender e vivenciar práticas corporais nas aulas de Educação Fí­sica, pois se trata de uma realidade muito presente nas escolas. Somente assim teremos uma qualidade de ensino melhor aos nossos alunos TDAH.

Biografia do Autor

Quitéria Soares de Oliveira

Faculdades Integradas São Pedro – Faesa – Licenciado Pleno em Pedagogia – Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2004); Pós-graduação Latu Sensu Educação de Jovens e Adultos (2011). FAESA - Faculdades Integradas São Pedro – Vitória - ES

Flavia Manette Cardoso Stofele

Faculdade de Pedagogia e Filosofia, Pós-graduação em Filosofia e Ensino fundamental e educação Infantil. Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus -ES

Maria da Penha Machado Rocha

Faculdades Integradas São Pedro – Faesa. Pedagogia. CEUNES -Centro Universitário Norte do Espí­rito Santo, São Mateus - ES

Maria Aparecida Jesus de Oliveira Santos

Licenciatura Plena em Pedagogia para as séries Iniciais do Ensino Fundamental. CEUNES -Centro Universitário Norte do Espí­rito Santo, São Mateus - ES

Marciana dos Santos Silva Ventura

Licenciatura em História e Pedagogi. Centro Universitário São Camilo – Vitória - ES

Marcus Antonius da Costa Nunes

Engenheiro mecânico, mestre e doutor em engenharia mecânica. Graduação: UFES – Universidade Federal do ES. Mestradoe Doutorado: UFSC – universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Soares de Oliveira, Q. ., Manette Cardoso Stofele, F. ., da Penha Machado Rocha, M., Jesus de Oliveira Santos, M. A., dos Santos Silva Ventura , M. ., & da Costa Nunes , M. A. . (2020). Diagnosticado com TDAH: e agora professor?. Nursing Edição Brasileira, 23(264), 4036–4047. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p4036-4047

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos