Drogas entre adolescentes e adultos jovens: estudo com professores de um assentamento do Brasil Central

Autores

  • Lucí­ola Silva Sandim
  • Stéfany Martins Silva
  • Breno Marçal de Araújo
  • Paulie Marcelly Ribeiro dos Santos
  • Elisângela Franciscon Naves
  • Marcos André de Matos

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4318-4329

Palavras-chave:

Drogas, Professor, Adolescente

Resumo

Objetivo: identificar entre os professores de um assentamento do Brasil Central a discussão sobre o tema drogas entre adolescentes e adultos jovens. Método: estudo de corte transversal realizado no perí­odo de fevereiro de 2017 a maio de 2018 realizado com 21 professores com mais de seis meses de atuação na escola, de uma Instituição Pública de Ensino de um assentamento da reforma agrária. Resultados: Sobre os malefí­cios do uso de drogas, a maioria (76,2%) responderam que conhecem. Quanto í  aquisição de informação sobre alunos usuários fazendo uso de drogas dentro, ou nas proximidades, do ambiente escolar pelos docentes foi relatado por mais da metade dos investigados. Conclusão: Acredita-se que os gestores, impulsionados pelos achados da pesquisa, em parceria com as instituições de ensino e saúde do assentamento, consigam implementar e desenvolver discussões sobre uso e malefí­cios das drogas entre os professores, estudantes e familiares residentes no assentamento.

Biografia do Autor

Lucí­ola Silva Sandim

Enfermeira. Mestre em Cuidado em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Itumbiara e UNICERRADO - Centro Universitário de Goiatuba.

Stéfany Martins Silva

Enfermeira. Mestre em Assistência e Avaliação em Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Docente pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Breno Marçal de Araújo

Acadêmico de Enfermagem. Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Itumbiara.

Paulie Marcelly Ribeiro dos Santos

Enfermeira. Doutoranda em Cuidado em Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Elisângela Franciscon Naves

Enfermeira. Mestre em Cuidado em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Itumbiara.

Marcos André de Matos

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Silva Sandim, L. ., Martins Silva , S. ., Marçal de Araújo, B. ., Ribeiro dos Santos, P. M. ., Franciscon Naves, E. ., & de Matos, M. A. (2020). Drogas entre adolescentes e adultos jovens: estudo com professores de um assentamento do Brasil Central. Nursing Edição Brasileira, 23(266), 4318–4329. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4318-4329

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos