Drogas entre adolescentes e adultos jovens: estudo com professores de um assentamento do Brasil Central
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4318-4329Palavras-chave:
Drogas, Professor, AdolescenteResumo
Objetivo: identificar entre os professores de um assentamento do Brasil Central a discussão sobre o tema drogas entre adolescentes e adultos jovens. Método: estudo de corte transversal realizado no período de fevereiro de 2017 a maio de 2018 realizado com 21 professores com mais de seis meses de atuação na escola, de uma Instituição Pública de Ensino de um assentamento da reforma agrária. Resultados: Sobre os malefícios do uso de drogas, a maioria (76,2%) responderam que conhecem. Quanto í aquisição de informação sobre alunos usuários fazendo uso de drogas dentro, ou nas proximidades, do ambiente escolar pelos docentes foi relatado por mais da metade dos investigados. Conclusão: Acredita-se que os gestores, impulsionados pelos achados da pesquisa, em parceria com as instituições de ensino e saúde do assentamento, consigam implementar e desenvolver discussões sobre uso e malefícios das drogas entre os professores, estudantes e familiares residentes no assentamento.