Ensino das Práticas Integrativas e Complementares nos cursos de enfermagem do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4392-4401Palavras-chave:
Terapias Complementares, Práticas Integrativas e Complementares, Ensino, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar a oferta de disciplinas sobre as Práticas Integrativas e Complementares nos cursos de graduação em Enfermagem no Estado de São Paulo. Método: estudo descrito e retrospectivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da busca nas páginas web das instituições afim de coletar os dados das grades curriculares. Foi realizada a análise descritiva dos dados. Resultados: foram selecionadas 172 instituições de ensino superior no Estado de São Paulo sendo 102 (59,3 %) localizadas no interior do Estado, 152 (88,4%) instituições privadas de ensino, 31 (18%) apresentaram na grade curricular disciplinas relacionadas a Práticas Integrativas e Complementares, destas disciplinas 17 (9,9%) eram obrigatórias, 66 (38,4%) presenciais e com carga horária média de 403,6 horas (DP=411,8). Conclusões: ainda há uma escassez de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo que oferecem disciplinas nos cursos de graduação em Enfermagem sobre Práticas Integrativas e Complementares.