Ensino das Práticas Integrativas e Complementares nos cursos de enfermagem do Estado de São Paulo

Autores

  • Tatiane Alves Oliveira
  • Tereza Alinne Araújo de Assis
  • Jefferson Costa Macedo
  • Ingryd de Araújo Silva
  • Elaine Avelar de Almeida
  • Noélle de Oliveira Freitas

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4392-4401

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Práticas Integrativas e Complementares, Ensino, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a oferta de disciplinas sobre as Práticas Integrativas e Complementares nos cursos de graduação em Enfermagem no Estado de São Paulo. Método: estudo descrito e retrospectivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da busca nas páginas web das instituições afim de coletar os dados das grades curriculares. Foi realizada a análise descritiva dos dados. Resultados: foram selecionadas 172 instituições de ensino superior no Estado de São Paulo sendo 102 (59,3 %) localizadas no interior do Estado, 152 (88,4%) instituições privadas de ensino, 31 (18%) apresentaram na grade curricular disciplinas relacionadas a Práticas Integrativas e Complementares, destas disciplinas 17 (9,9%) eram obrigatórias, 66 (38,4%) presenciais e com carga horária média de 403,6 horas (DP=411,8). Conclusões: ainda há uma escassez de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo que oferecem disciplinas nos cursos de graduação em Enfermagem sobre Práticas Integrativas e Complementares.

Biografia do Autor

Tatiane Alves Oliveira

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UNG).

Tereza Alinne Araújo de Assis

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UNG).

Jefferson Costa Macedo

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UNG).

Ingryd de Araújo Silva

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UNG).

Elaine Avelar de Almeida

Enfermeira. Docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Discente de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos

Noélle de Oliveira Freitas

Enfermeira. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos (UNG).

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Alves Oliveira, T. ., Araújo de Assis, T. A. ., Costa Macedo, J. ., de Araújo Silva, I. ., Avelar de Almeida, E. ., & de Oliveira Freitas, N. (2020). Ensino das Práticas Integrativas e Complementares nos cursos de enfermagem do Estado de São Paulo. Nursing Edição Brasileira, 23(266), 4392–4401. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4392-4401

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos