Intoxicação parenteral por herbicida: estamos preparados para o cuidar?

Autores

  • Laurindo Pereira de Souza
  • Marciana Guerino de Lima
  • Renata Andrea Pietro Pereira Viana
  • Rafael Ayres Romanholo
  • Cí­dia Vasconcellos

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4486-4501

Palavras-chave:

Paraquat, Herbicida, Intoxicação, Enfermagem, Unidade de terapia intensiva

Resumo

Objetivo: relatar o caso de uma paciente jovem admitida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ví­tima de suicí­dio por envenenamento parenteral por paraquat (PQ) e propor os principais diagnósticos de enfermagem e intervenções de acordo com a Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem(CIPE®). Método: Estudo descritivo retrospectivo do tipo estudo de caso, de uma paciente admitida na unidade de terapia intensiva pública no interior sul da Amazônia legal. Relato de caso: a ví­tima injetou PQ no bí­ceps, o local evoluiu para induração e necrose por coagulação, conforme avanço e metabolização do PQ a paciente apresentou manifestações, como leucocitose, lesão hepatorenal, respiratória e em seguida falência múltiplas de órgãos (FMO). Conclusão: Conclui-se que ví­timas de intoxicação por PQ, são considerados ví­timas de tentativa de suicí­dio, a ingestão oral acima de 40/45mg/kg aumenta significativamente a mortalidade para 100%, e a administração parenteral contribui diretamente com FMO, e óbito em 100%.

Biografia do Autor

Laurindo Pereira de Souza

Doutorando em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de São Paulo/IAMSPE/SP, Mestre em Ciências da Saúde-IAMSPE/SP, Especialista Enfermagem em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva-ABENTI/AMIB, Membro do departamento de enfermagem da AMIB (2020-2021). Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em UTI Cacoal/Rondônia (Brasil).

Marciana Guerino de Lima

Enfermeira especialista em Obstetrí­cia e Obstetrí­cia Social, docente do departamento de enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-FACIMED/Rondônia (Brasil). Enfermeira Obstetra do Hospital Municipal da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná Rondônia (Brasil).

Renata Andrea Pietro Pereira Viana

Diretora do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Presidente do Departamento de Enfermagem da AMIB (2020-2021).

Rafael Ayres Romanholo

Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campos de Cacoal/RO - Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana Saúde e Sociedade (IFRO).

Cí­dia Vasconcellos

Pós Doutorado pela USP, Orientadora do programa de Pós graduação stricto sensu em Ciências da Saúde IAMSPE/SP(Brasil) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP.

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Pereira de Souza, L. ., Guerino de Lima, M. ., Pietro Pereira Viana, R. A. ., Ayres Romanholo, R. ., & Vasconcellos, C. . (2020). Intoxicação parenteral por herbicida: estamos preparados para o cuidar?. Nursing Edição Brasileira, 23(267), 4486–4501. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4486-4501

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos