Elaboração de projeto pedagógico para preceptoria de enfermeiros em terapia intensiva cardiológica

Autores

  • Lidiane Silva Martins
  • Maria Fernanda Silveira Scarcella

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4695-4702

Palavras-chave:

Internato e Residência, Educação em saúde, Modos de Intervenção

Resumo

Objetivo: relatar a elaboração de um projeto pedagógico em preceptoria para enfermeiros em terapia intensiva cardiológica. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado em um Hospital Universitário Federal. Relato baseado na experiência de enfermeiras preceptoras em residência multiprofissional na área de concentração Enfermagem e atuantes na terapia intensiva cardiológica durante o ano de 2019. Resultados: a elaboração de um planejamento pedagógico para preceptoria de enfermeiros em terapia intensiva cardiológica contribui para sistematizar as atividades de estágio do residente, aprimorando o binômio teoria e prática, favorecendo assim, que os enfermeiros desenvolvam no exercí­cio de sua profissão, atitudes reflexivas, crí­ticas, humanitárias e éticas, com responsabilidade e competência para atuar em terapia intensiva cardiológica. Conclusão: por meio desse projeto pedagógico de estágio proporcionamos a melhoria da educação e formação dos residentes no âmbito da terapia intensiva cardiológica, bem como fomentamos a educação permanente e constante atualização.

Biografia do Autor

Lidiane Silva Martins

Enfermeira Intensivista da Unidade Coronariana do Hospital das Clí­nicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG/EBSERH). Mestranda em Terapia Intensiva pela Instituto Multidisciplinar Brasileiro de Educação em Saúde.

Maria Fernanda Silveira Scarcella

Enfermeira Cardiologista da Clí­nica Médica Hospitalar do Hospital das Clí­nicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG/EBSERH). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem/UFMG.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Silva Martins, L. ., & Silveira Scarcella, M. F. . (2020). Elaboração de projeto pedagógico para preceptoria de enfermeiros em terapia intensiva cardiológica. Nursing Edição Brasileira, 23(269), 4695–4702. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4695-4702

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos