Incontinência Urinária e as particularidades de tratamentos dentro das diversas especialidades médicas

Autores

  • Aparecida Maria Pacetta
  • Claudia Hacad
  • Cristiano Mendes Gomes
  • Fábio Leonel

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4791-4802

Palavras-chave:

Incontinência Urinária

Resumo

A incontinência urinária, perda involuntária de urina, é uma condição da saúde que acomete homens e mulheres – em grande ou pequena escala – de qualquer idade, globalmente, dependendo do grau e outros fatores fí­sicos, psí­quicos e emocionais dos seres humanos. A incontinência pode ocorrer em homens e mulheres, em qualquer idade, mas é mais comum entre as mulheres e idosos, embora a incontinência seja mais comum entre os idosos, não é uma parte normal do envelhecimento. É um tema bastante latente na vida das pessoas e esse trabalho apresenta as mais variadas tipologias da incontinência, possí­veis metodologias de tratamento, com viés menos invasivos, e como ele deve ser tratado no dia-a-dia das pessoas. Neste artigo é possí­vel analisar também o quanto as pessoas conhecem do assunto e a qual especialista elas atribuem o conhecimento ao tratamento. São trabalhados os tipos, sintomas, consequências, tratamentos e recomendações. A discussão foi embasada numa pesquisa IBOPE sobre qual é a visão das pessoas comuns com relação í  incontinência urinária. Vale ressaltar que a pesquisa não é randomizada nem acadêmica, mas serviu de apoio para que os assuntos fossem trabalhados de maneira abrangente e plausí­vel pelas mais diversas áreas da saúde. O objetivo deste trabalho é trazer a percepção do que é vivido dentro das clí­nicas médicas, no dia-a-dia de um hospital, para facilitar o acesso í  informação dos pacientes e familiares sobre o tratamento e cuidados com a saúde miccional. Então essa pesquisa traz alguns números interessantes que norteiam o tema.

Biografia do Autor

Aparecida Maria Pacetta

Sub-chefe do Setor de Uroginecologia e Disfunções do Assoalho Pélvico da disciplina de Ginecologia do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da USP; Assistente Doutora da Clí­nica Ginecológica do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da USP; Doutorado em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP; Colaboradora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo FMUSP e Pós-graduada em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Claudia Hacad

Fisioterapeuta; mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp; doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP; Especialista em Biofeedback nas disfunções pélvicas pela BCIA – USA e Fisioterapeuta da Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da USP.

Cristiano Mendes Gomes

Professor Docente de Urologia da Faculdade de Medicina da USP; Urologista do Setor de Disfunções Miccionais da Faculdade de Medicina da USP, Fellow em Urologia pela Universidade da Pensilvânia; Chefe do Departamento de Disfunções Miccionais da Sociedade Brasileira de Urologia, Doutor em Urologia pela Universidade de São Paulo, na USP. Orientador do Programa da pós-graduação em Urologia FMUSP. Atua na divisão de Urologia no Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina, com ênfase em disfunções miccionais, atuando principalmente nos temas da incontinência urinária, bexiga neurogênica, cirurgia reconstrutiva, hiperplasia prostática benigna e disfunções sexuais.

Fábio Leonel

Médico Clí­nico-Geral, Geriatra e Paliativista; Coordenador do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da USP; Médico Assistente do Serviço de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP; Médico Assistente do Serviço de Clí­nica-Médica do HSPE - Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE; Coordenador da residência médica do HSPE – IAMSPE.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Pacetta, A. M. ., Hacad, C. ., Mendes Gomes, C. ., & Leonel, F. . (2020). Incontinência Urinária e as particularidades de tratamentos dentro das diversas especialidades médicas. Nursing Edição Brasileira, 23(270), 4791–4802. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4791-4802

Edição

Seção

Incontinência Urinária