Desenvolvimento de webtecnologia educacional sobre citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde

Autores

  • Célio Amoêdo de Melo Biomédico, Mestre em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Pará, Docente do curso de Biomedicina e Coordenador do Programa de Pós Graduação (Nível Lato Sensu) em Citopatologia Oncótica com ênfase no trato genital feminino do Centro Universitário Fibra https://orcid.org/0000-0003-4539-9230
  • Murilo Tavares Amorim Biomédico, Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-9769-2183
  • Patrícia Bentes Marques Biomédica, Doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, Coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fibra. https://orcid.org/0000-0003-0951-2822
  • Elizabeth Teixeira Enfermeira, Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clinicas da Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-5401-8105
  • Michele Amaral da Silveira Biomédica, Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, Docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fibra. https://orcid.org/0000-0001-5119-7526
  • Maísa Silva de Sousa Doutora em Ciências Biológicas: Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clínicas da Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-9944-7838

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6908-6922

Palavras-chave:

Blog, Educação continuada, Teste de Papanicolaou, Tecnologias Educacionais

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de uma webtecnologia educacional, do tipo blog, sobre citologia clínica, para estudantes e profissionais da área da saúde. Métodos: Pesquisa metodológica para construção de tecnologia educacional em saúde, desenvolvida em três etapas: Revisão da literatura (2019), a partir da qual se deu o delineamento teórico; Fotodocumentação (2020), que foi a fase responsável pela obtenção do conteúdo imagético; Construção (2020-2021), a partir da qual se deu a criação do blog. Resultados: Na primeira fase, obteve-se a fundamentação teórica. Na segunda fase, realizou-se a obtenção das imagens e na terceira fase, o desenvolvimento do produto técnico-tecnológico. Conclusão: O blog, emerge como modelo de suporte para proporcionar um caráter de ubiquidade à informação e como consequência disso, ampliar o potencial gerador de conhecimento sobre citologia clínica entre estudantes e profissionais de diversos campos da área da saúde, com enfoque à Biomedicina e Enfermagem.

Biografia do Autor

Murilo Tavares Amorim, Biomédico, Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará.



Elizabeth Teixeira, Enfermeira, Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clinicas da Universidade Federal do Pará.


 

Michele Amaral da Silveira, Biomédica, Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, Docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fibra.



Maísa Silva de Sousa, Doutora em Ciências Biológicas: Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clínicas da Universidade Federal do Pará



Publicado

2021-12-17

Como Citar

Amoêdo de Melo, C. ., Tavares Amorim, M. ., Bentes Marques, P. ., Teixeira, E., Amaral da Silveira, M., & Silva de Sousa, M. . (2021). Desenvolvimento de webtecnologia educacional sobre citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde. Nursing Edição Brasileira, 24(283), 6908–6922. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6908-6922

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos