Desenvolvimento de webtecnologia educacional sobre citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde

Authors

  • Célio Amoêdo de Melo Biomédico, Mestre em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Pará, Docente do curso de Biomedicina e Coordenador do Programa de Pós Graduação (Nível Lato Sensu) em Citopatologia Oncótica com ênfase no trato genital feminino do Centro Universitário Fibra https://orcid.org/0000-0003-4539-9230
  • Murilo Tavares Amorim Biomédico, Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-9769-2183
  • Patrícia Bentes Marques Biomédica, Doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, Coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fibra. https://orcid.org/0000-0003-0951-2822
  • Elizabeth Teixeira Enfermeira, Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clinicas da Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-5401-8105
  • Michele Amaral da Silveira Biomédica, Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, Docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fibra. https://orcid.org/0000-0001-5119-7526
  • Maísa Silva de Sousa Doutora em Ciências Biológicas: Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clínicas da Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-9944-7838

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6908-6922

Keywords:

Blog, Educação continuada, Teste de Papanicolaou, Tecnologias Educacionais

Abstract

Objective: To describe the development process of an educational webtechnology, like a blog, about clinical cytology, for students and health professionals. Methods: Methodological research for the construction of educational technology in health, developed in three stages: Literature review (2019), from which the theoretical outline was given; Photodocumentation (2020), which was the phase responsible for obtaining the image content; Construction (2020-2021), from which the creation of the blog took place. Results: In the first phase, the theoretical foundation was obtained. In the second phase, the images were obtained and in the third phase, the development of the technical-technological product. Conclusion: The blog emerges as a support model to provide a ubiquitous character to information and, as a consequence, expand the potential generator of knowledge about clinical cytology among students and professionals from different fields of health, with a focus on Biomedicine and Nursing.

Author Biographies

Murilo Tavares Amorim, Biomédico, Mestrando em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará.



Elizabeth Teixeira, Enfermeira, Doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clinicas da Universidade Federal do Pará.


 

Michele Amaral da Silveira, Biomédica, Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará, Docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fibra.



Maísa Silva de Sousa, Doutora em Ciências Biológicas: Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Docente do Programa de Pós Graduação em Análises Clínicas da Universidade Federal do Pará



Published

2021-12-17

How to Cite

Amoêdo de Melo, C. ., Tavares Amorim, M. ., Bentes Marques, P. ., Teixeira, E., Amaral da Silveira, M., & Silva de Sousa, M. . (2021). Desenvolvimento de webtecnologia educacional sobre citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde. Nursing Edição Brasileira, 24(283), 6908–6922. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6908-6922

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos