Importância da psicoeducação para familiares de pacientes com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p7001-7011Palavras-chave:
Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Familiar CuidadorResumo
Objetivo: identificar na literatura os impactos da psicoeducação para familiares de pacientes com Esquizofrenia e Transtorno Afetivo Bipolar. Método: revisão integrativa realizada na plataforma BVS por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, utilizando-se as bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF com os descritores “Esquizofrenia” AND “Transtorno Bipolar” AND “Familiar Cuidador”. Foram analisados artigos em português, inglês e espanhol publicados nos últimos dez anos (2010 a 2020). Resultados: Os estudos revisados mostraram que a psicoeducação em enfermagem é um recurso valioso na intervenção com as famílias, além de instrumentalizar os familiares de pacientes portadores de transtorno mental grave em relação à doença de seus entes. Conclusão: Com a Psicoeducação, é possível implementar estratégias de promoção, prevenção e cuidado de enfermagem, não apenas para o indivíduo, mas também para a família, a fim de proporcionar um cuidado integral.