A formação do enfermeiro para o cuidado ao idoso: uma análise documental do ensino de graduação no Paraná

Autores

  • Ana Clara Ruocco Vargas Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá. Residente em Pneumologia HSP - Unifesp. https://orcid.org/0000-0002-5630-6303
  • Flávia Maria Derhun Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Enfermeira na Seção de Atenção Primária da 15ª Regional da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. https://orcid.org/0000-0003-2653-5022
  • Luiz Hiroshi Inoue Enfermeiro. Universidade Estadual de Maringá. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. https://orcid.org/0000-0002-7226-9661
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. https://orcid.org/0000-0003-1680-9165
  • Maria Aparecida Salci Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-6386-1962
  • Lígia Carreira Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0003-3891-4222

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7177-7188

Palavras-chave:

Idoso, Sa´úde do Idoso, Enfermagem Geriátrica, Programas de Graduação em Enfermagem, Educação Superior.

Resumo

Objetivo: Analisar a inserção do cuidado ao idoso nos cursos de graduação em enfermagem das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Paraná. Método: Trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, que utilizou a análise documental. Foi realizada a identificação das IES e cursos de graduação por meio do acesso à plataforma online do Ministério da Educação e, posteriormente, às páginas oficiais das IES para identificar conteúdos relacionados ao cuidado gerontológico. As ementas foram analisadas pelo Software Interface R IraMuTeQ® Resultados: Foram identificadas 60 IES e obteve-se informações de 52 cursos. Destes, 53,9% ofertavam disciplinas específicas de saúde do idoso e 46,1% possuíam disciplinas mistas. Na análise de similitude os principais eixos organizadores foram: idoso, enfermagem e processo. Conclusão: Pouco mais da metade dos cursos de enfermagem aborda o cuidado ao idoso em disciplinas específicas. A formação deve estar alinhada às políticas da atenção à pessoa idosa.

Biografia do Autor

Flávia Maria Derhun, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Enfermeira na Seção de Atenção Primária da 15ª Regional da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.



Luiz Hiroshi Inoue, Enfermeiro. Universidade Estadual de Maringá. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.



Maria Aparecida Salci, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá



Lígia Carreira, Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá



Publicado

2022-02-18

Como Citar

Ruocco Vargas, A. C. ., Maria Derhun, F. ., Hiroshi Inoue, L. ., Denardi Antoniassi Baldissera, V., Salci, M. A., & Carreira, L. . (2022). A formação do enfermeiro para o cuidado ao idoso: uma análise documental do ensino de graduação no Paraná. Nursing Edição Brasileira, 25(285), 7177–7188. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7177-7188

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos