A formação do enfermeiro para o cuidado ao idoso: uma análise documental do ensino de graduação no Paraná

Authors

  • Ana Clara Ruocco Vargas Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá. Residente em Pneumologia HSP - Unifesp. https://orcid.org/0000-0002-5630-6303
  • Flávia Maria Derhun Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Enfermeira na Seção de Atenção Primária da 15ª Regional da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. https://orcid.org/0000-0003-2653-5022
  • Luiz Hiroshi Inoue Enfermeiro. Universidade Estadual de Maringá. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. https://orcid.org/0000-0002-7226-9661
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. https://orcid.org/0000-0003-1680-9165
  • Maria Aparecida Salci Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-6386-1962
  • Lígia Carreira Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0003-3891-4222

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7177-7188

Keywords:

Idoso, Sa´úde do Idoso, Enfermagem Geriátrica, Programas de Graduação em Enfermagem, Educação Superior.

Abstract

Objective: To analyze the insertion of elderly care in undergraduate nursing courses at public and private Higher Education Institutions (HEIs) in Paraná. Method: This is a descriptive, exploratory study, with a qualitative approach, which used document analysis. The identification of HEIs and undergraduate courses was carried out through access to the Ministry of Education's online platform and, later, to the official pages of the HEIs to identify content related to gerontological care. The menus were analyzed by the R IraMuTeQ® Interface Software. Results: 60 HEIs were identified and information was obtained from 52 courses. Of these, 53.9% offered specific subjects on elderly health and 46.1% had mixed subjects. In the similarity analysis, the main organizing axes were: elderly, nursing and process. Conclusion: Just over half of nursing courses address elderly care in specific disciplines. Training must be aligned with care policies for the elderly.

Author Biographies

Flávia Maria Derhun, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Enfermeira na Seção de Atenção Primária da 15ª Regional da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.



Luiz Hiroshi Inoue, Enfermeiro. Universidade Estadual de Maringá. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.



Maria Aparecida Salci, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá



Lígia Carreira, Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá



Published

2022-02-18

How to Cite

Ruocco Vargas, A. C. ., Maria Derhun, F. ., Hiroshi Inoue, L. ., Denardi Antoniassi Baldissera, V., Salci, M. A., & Carreira, L. . (2022). A formação do enfermeiro para o cuidado ao idoso: uma análise documental do ensino de graduação no Paraná. Nursing Edição Brasileira, 25(285), 7177–7188. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7177-7188

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos