Diagnósticos de Enfermagem Pediátrica na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7470-7485Palavras-chave:
Diagnóstico de Enfermagem, Criança, Atenção Primária em Saúde, Enfermeiras Pediátricas, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: identificar os Sistemas de Classificação de Diagnósticos de Enfermagem na Prática Clínica de Enfermagem Pediátrica, na Atenção Primária em Saúde. Método: revisão integrativa de literatura de artigos publicados entre 2007 a 2016, nas bases de dados Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Medline e Lilacs, pelos descritores: diagnóstico de enfermagem, criança e atenção primária em saúde. Resultados: dos 12 artigos incluídos, NANDA foi o mais abordado 58%, CIPE® 25% considerado marco unificador da prática clínica de enfermagem no SUS, contribuíram nas intervenções das necessidades básicas da criança e família, ressignificando o papel do enfermeiro junto à equipe de saúde e dos seus usuários. Conclusão: a adoção destes sistemas no âmbito do SUS colabora com a sistematização da prática clínica da profissão junto às crianças e suas famílias, ao mesmo tempo em que fortalece a importância do profissional enfermeiro na atenção à saúde integral infantil.