Diagnósticos de Enfermagem Pediátrica na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7470-7485

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Criança, Atenção Primária em Saúde, Enfermeiras Pediátricas, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar os Sistemas de Classificação de Diagnósticos de Enfermagem na Prática Clínica de Enfermagem Pediátrica, na Atenção Primária em Saúde. Método: revisão integrativa de literatura de artigos publicados entre 2007 a 2016, nas bases de dados Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Medline e Lilacs, pelos descritores: diagnóstico de enfermagem, criança e atenção primária em saúde. Resultados: dos 12 artigos incluídos, NANDA foi o mais abordado 58%, CIPE® 25% considerado marco unificador da prática clínica de enfermagem no SUS, contribuíram nas intervenções das necessidades básicas da criança e família, ressignificando o papel do enfermeiro junto à equipe de saúde e dos seus usuários. Conclusão: a adoção destes sistemas no âmbito do SUS colabora com a sistematização da prática clínica da profissão junto às crianças e suas famílias, ao mesmo tempo em que fortalece a importância do profissional enfermeiro na atenção à saúde integral infantil.

Biografia do Autor

Aline Biondo Alcantara

Secretaria Municipal da Saúde de Assis, São Paulo, Brasil. Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela FMB Unesp, Especialista em Atenção Básica com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e em Enfermagem Obstétrica pelo INDEP Marília/SP

Lilian de Lima

Hospital Estadual de Bauru, São Paulo, Brasil. Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela FMB Unesp, Especialista em Enfermagem Pediátrica com Ênfase em UTI pelo Instituto Passo Um.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Aline Biondo Alcantara, & Lilian de Lima. (2022). Diagnósticos de Enfermagem Pediátrica na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. Nursing (Edição Brasileira), 25(286), 7470–7485. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7470-7485

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos