Apoio institucional: reflexões sobre um novo componente do arranjo organizacional de gestão em saúde

Autores

  • Isabela Barboza da Silva Tavares Amaral
  • Maria Auxiliadora Rodrigues
  • Éden Felipe Brito Sena
  • Carine Silvestrini Sena Lima da Silva
  • Andressa Ambrosino Pinto

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2663-2667

Palavras-chave:

polí­tica de saúde; atenção primária í  saúde; saúde pública

Resumo

Objetivou-se apresentar reflexões acerca das potencialidades e desafios desta nova proposta de organização da gestão em Atenção Básica í  Saúde. Configura- se em um relato de experiência sobre a atuação do profissional apoiador pelo olhar do próprio, trazendo suas vivências em paralelo í s propostas que norteiam as atribuições desta nova categoria de trabalho, pela Polí­tica Nacional de Humanização, a qual situa o trabalho do apoiador institucional na região limí­trofe entre polí­tica e clí­nica, entre cuidado e gestão. Os meses vivenciados traduziram a importância dessa "região limí­trofe" para viabilizar essa plasticidade nos modos de fazer gestão em saúde e estimular trabalhadores a agirem com integralidade. Porém, mudanças num cenário democrático concretizam-se de forma lenta, esbarrando num sistema ainda desintegrado e nas relações de poder. A figura do apoiador supera a hegemonia das relações hierárquicas de poder e seu trabalho pode instaurar processos de mudanças nas organizações.

Biografia do Autor

Isabela Barboza da Silva Tavares Amaral

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde e Especialista em Saúde da Famí­lia. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrí­cia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maria Auxiliadora Rodrigues

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em
Enfermagem. Especialista em Saúde da Famí­lia. Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ),  atual Subsecretária de Atenção Básica do Municí­pio de São Gonçalo. RJ Brasil.

Éden Felipe Brito Sena

Assistente Social. Especialista em Residência. Multiprofissional em Saúde da Famí­lia, em Gestão da  Atenção Básica (ambas pela ENSP Fiocruz); e em Micropolí­tica da Gestão e do Trabalho em Saúde. Universidade  Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil.

Carine Silvestrini Sena Lima da Silva

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá (UNESA). RJ, Brasil.

Andressa Ambrosino Pinto

Enfermeira. Mestre em Educação Profissional em Saúde. Professora Assistente da Universidade Federal do 
Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Macaé Professor Aloí­sio Teixeira. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Barboza da Silva Tavares Amaral, I. ., Auxiliadora Rodrigues, M., Brito Sena, Éden F. ., Silvestrini Sena Lima da Silva, C., & Ambrosino Pinto, A. . (2019). Apoio institucional: reflexões sobre um novo componente do arranjo organizacional de gestão em saúde. Nursing Edição Brasileira, 22(249), 2663–2667. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2663-2667

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos