Perfil clínico e epidemiológico de pacientes assistidas em uma unidade de terapia intensiva materna do distrito federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i291p8352-8363

Palavras-chave:

Unidades de terapia intensiva, Obstetrícia, Perfil de saúde

Resumo

Objetivo: Caracterizar perfil de pacientes encaminhadas para a UTI materna de um hospital público do Distrito Federal. Método: estudo quantitativo de caráter descritivo, transversal e analítico, pautado em dados secundários retroativos obtidos através do livro de admissões da UTI Materna do Hospital Materno Infantil de Brasília, realizando um comparativo entre o ano de criação junho de 2013-2014 e junho de 2019-2020. A Análise estatística descritiva foi realizada por meio de frequência absoluta e frequência relativa. Resultados: Os dados evidenciaram público atendido é exclusivamente feminino, com maior prevalência da faixa etária entre 20 e 29 anos de idade, com média de 30,27 anos de idade. O diagnóstico prevalente foi de Pré-eclâmpsia (17,12%). A transferência para outros setores do mesmo hospital foi o principal desfecho. Conclusão: As causas obstétricas diretas representam a maior parte das internações no setor. Em geral, são mulheres jovens e com diagnostico prioritário de Síndromes Hipertensivas.

Biografia do Autor

Polyana Martins Santos Pereira

Graduada em Enfermagem pela ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde. Discente do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Obstetrícia pela (ESCS) e Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Moises Wesley de Macedo Pereira

Enfermeiro. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil.

Antonio Carlos Andrade Silva

Enfermeiro. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil.

Ana Lígia da Silva Sousa

Enfermeira. Especialista em enfermagem obstétrica pela Escs/fepecs. Enfermeira do centro obstétrico do hospital materno infantil de Brasília - hmib. 

 

Hygor Alessandro Firme Elias

Biólogo e Enfermeiro - Bacharel é Licenciado pela Universidade de Brasília-UnB. Especialista em Obstetricia. Mestrando pelo Instituto Israelita Albert Einstein. Tutor do Programa Uniprofissional de Enfermagem Obstétrica SES-DF, Brasil.

Kelly da Silva Cavalcante Ribeiro

Enfermeira. Mestre em Ciência da Saúde pela Escola Superior de Ciência da Saúde do DF - ESCS/DF. Coordenadora da residência de enfermagem obstétrica da Escola Superior de Ciência da Saúde do DF- ESCS/DF. Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Martins Santos Pereira, P., de Macedo Pereira, M. W., Andrade Silva, A. C., da Silva Sousa, A. L., Firme Elias, H. A., & Cavalcante Ribeiro, K. da S. (2022). Perfil clínico e epidemiológico de pacientes assistidas em uma unidade de terapia intensiva materna do distrito federal. Nursing Edição Brasileira, 25(291), 8352–8363. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i291p8352-8363

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos