Estratégia educativa para assistência ao recém-nascido na sala de parto na pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8800-8811

Palavras-chave:

Estudo de validação, Recém-nascido, SARS-CoV-2, Salas de parto, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar folder educativo com recomendações sobre a assistência ao recém-nascido na sala de parto no contexto da covid-19. Métodos: estudo metodológico com construção de folder educativo e validação de conteúdo por 22 juízes experts. Os critérios de inclusão foram: profissional da saúde com experiência na assistência, pesquisa ou docência, com foco na saúde obstétrica/neonatal. Utilizou-se as questões adaptadas do Índice de Validação de Conteúdo Educacional, sendo considerado válido o item com Índice de Validação de Conteúdo e teste binomial maior que 0,8. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer n° 4.688.121. Resultados: o folder aborda recomendações sobre a assistência ao recém-nascido na sala de parto durante a pandemia de covid-19. Foi verificada concordância superior a 80% em todos os itens avaliados pelos juízes. Conclusão: o folder mostrou-se válido quanto ao seu conteúdo e constitui recurso tecnológico relevante para a prática assistencial.

Biografia do Autor

Camila Evangelista de Sousa Oliveira

Graduação em Enfermagem (2019) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em enfermagem obstétrica pela UFPI (2020-2021). Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem – UFPI (atual). Teresina (PI)

Mayara Águida Porfírio Moura

Graduação em Enfermagem (2008) pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí. Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2016). Docente adjunta 4 da Universidade Federal do Piauí. Teresina (PI)

Márcia Teles de Oliveira Gouveia

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1994) pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2007). Docente na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e no Programa de Residência em área profissional de saúde- Enfermagem Obstétrica na Universidade Federal do Piauí. Teresina (PI)

Amanda Lúcia Barreto Dantas

 Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Docente da Graduação em Enfermagem e da Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Teresina (PI)

Nalma Alexandra Rocha de Carvalho Poty

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Maranhão. São Luís (MA)

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

de Sousa Oliveira, C. E., Águida Porfírio Moura, M., de Oliveira Gouveia, M. T., Barreto Dantas, A. L., & Rocha de Carvalho Poty, N. A. (2022). Estratégia educativa para assistência ao recém-nascido na sala de parto na pandemia de COVID-19. Nursing Edição Brasileira, 25(293), 8800–8811. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8800-8811

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos