Estratégia educativa para assistência ao recém-nascido na sala de parto na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i293p8800-8811Palavras-chave:
Estudo de validação, Recém-nascido, SARS-CoV-2, Salas de parto, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: desenvolver e validar folder educativo com recomendações sobre a assistência ao recém-nascido na sala de parto no contexto da covid-19. Métodos: estudo metodológico com construção de folder educativo e validação de conteúdo por 22 juízes experts. Os critérios de inclusão foram: profissional da saúde com experiência na assistência, pesquisa ou docência, com foco na saúde obstétrica/neonatal. Utilizou-se as questões adaptadas do Índice de Validação de Conteúdo Educacional, sendo considerado válido o item com Índice de Validação de Conteúdo e teste binomial maior que 0,8. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer n° 4.688.121. Resultados: o folder aborda recomendações sobre a assistência ao recém-nascido na sala de parto durante a pandemia de covid-19. Foi verificada concordância superior a 80% em todos os itens avaliados pelos juízes. Conclusão: o folder mostrou-se válido quanto ao seu conteúdo e constitui recurso tecnológico relevante para a prática assistencial.