Humanização da assistência em um pronto-socorro de uma organização hospitalar: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9034-9041

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Humanização, Humanização da assistência hospitalar, Humanização dos serviços, Programa Nacional da assistência hospital

Resumo

Objetivo: descrever a percepção do cliente de saúde sobre o atendimento humanizado realizado por uma professora e alunos do curso Técnico em Enfermagem durante a realização do estágio obrigatório supervisionado em um pronto-socorro que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado em junho de 2022. Resultados: os resultados demonstram que os professores e alunos do curso Técnico em Enfermagem realizam atendimento humanizado, com acolhimento e empatia, incluindo e percebendo as diferenças nos processos de gestão e cuidado. Conclusão: assim concluímos que estes aspectos são elementos importantes para a reabilitação física e emocional do paciente e de seus familiares.

Biografia do Autor

Aline Paula Bombassaro

Enfermeira. Docente do curso Técnico em Enfermagem na Faculdade Senac Concórdia. MBA em Auditoria em Saúde, 2017. Curso de Auxiliar de Saúde Bucal - ABD, Modalidade EAD, 2013. Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica, 2010.

Alessandra Albara

Aluna do Curso Técnico em Enfermagem. Na Faculdade Senac Concórdia

Angela Michele Ritter

Aluna do Curso Técnico em Enfermagem. Na Faculdade Senac Concórdia

Elisângela Marta da Silva

Professora na Faculdade Senac Concórdia. Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Graduada em Administração com habilitação em Recursos Humanos pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP. Graduada em Licenciatura Informática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

Jaqueline Turatto

Bibliotecária. Na Faculdade Senac Concórdia. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Senac. Especialista em Gestão de Bibliotecas na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Leci Marina Harnisch

Psicóloga. Atua como Analista de Educação Profissional na Faculdade Senac Concórdia. Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Graduada em Psicologia pela Universidade do Contestado UNC Santa Catarina.

Verônica Paz de Oliveira

Professora Universitária. Na Faculdade Senac Concórdia. Doutoranda em Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Gestão das Organizações e Dinâmicas de Mercado Mestre em Desenvolvimento: Área de Concentração: Gestão e Políticas de Desenvolvimento - Linha de Pesquisa: Integração Regional e Desenvolvimento Local Sustentável. Especialista em Didática da Educação Superior. Especialista em Manejo Sustentável de Agroecossistemas. Graduada em Turismo (Unicruz, 2003).

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

Bombassaro, A. P., Albara, A., Michele Ritter, A., da Silva, E. M., Turatto, J., Harnisch, L. M., & Paz de Oliveira, V. (2022). Humanização da assistência em um pronto-socorro de uma organização hospitalar: relato de experiência . Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9034–9041. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9034-9041

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos