Metodologias ativas de ensino na pandemia da Covid-19: Case em um curso Técnico em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9042-9049Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Covid-19, Docentes de Enfermagem, TecnologiaResumo
Objetivo: relatar a experiência de enfermeiros docentes no uso de metodologias ativas de ensino em um curso de nível técnico em enfermagem no período da pandemia da Covid-19 Método: relato de experiência realizado docentes do Curso Técnico de Enfermagem da Faculdade Senac Saúde e Beleza de Florianópolis/SC. Resultados:a ferramenta tecnológica para transmissão de aula remotas e também para o desenvolvimento de atividades utilizada foi a do Microsoft Teams®. Dentre as metodologias ativas de ensino utilizadas estavam a sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipe, aprendizagem baseada em projeto, debates clínicos com base em casos, utilização do Prontuário Eletrônico disponível na instituição, o Dart Sim-Dart ECG®. Posteriormente, a simulação em atividades hibridas em laboratório. Conclusão: a adesão às metodologias ativas de ensino no período da pandemia estimulou o desenvolvimento de novos modelos de ensino que incluíram as tecnologias de informação e colocaram para trás as práticas tradicionais de ensino-aprendizagem.