Impactos da Covid-19 em estágio obrigatório do Curso Técnico em Enfermagem: Relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9050-9057

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, COVID-19, Capacitação de Professores, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de gestores educacionais e docentes nas atividades de estágio obrigatório do curso técnico em enfermagem no período da pandemia da Covid-19. Método: trata-se de um relato de experiência de gestores educacionais e de docentes do curso técnico em enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, no desenvolvimento de atividades pedagógicas e de ensino no período da pandemia da Covid-19 e retorno às atividades presenciais. Resultados: a pandemia impactou diretamente as instituições de saúde e também as instituições de ensino, principalmente as que formam profissionais da saúde. Diferentes estratégias foram utilizadas, principalmente no que trata a perspectiva dos alunos em formação, mantendo rigor científico e humanizando a prática. Conclusão:observa-se uma curva de aprendizagem que colocou a todos em outro prisma no que trata as diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem. Estas não foram excluídas, mas acrescentadas na metodologia de ensino, proporcionando diferentes cenários de aprendizagem e experiência aos alunos.

Biografia do Autor

Cátia da Silva Rodrigues

Enfermeira, Especialista em UTI, Urgência e Emergência, Enfermeira Responsável Técnica e Coordenadora de Cursos do Eixo Bem-estar, Saúde e Segurança,Serviço Nacional de aprendizagem Comercial – Senac, Unidade Saúde e Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Joice Iahn

Enfermeira, Especialista em Emergência e Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade do Sul de anta Catarina e Docência em Ensino Profissionalizante Pelo Serviço Nacional de Aprendizagem - Senac,Docente dos cursos da área da saúde no Senac Saúde Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Barbara Letícia Dudel Mayer

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente dos cursos da área da saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Unidade Saúde e Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Fahima Pinto Rios

Bibliotecária, Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Santa Catarina, Bibliotecária na unidade Senac Saúde Beleza, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

da Silva Rodrigues, C., Iahn, J., Dudel Mayer, B. L., & Pinto Rios, F. (2022). Impactos da Covid-19 em estágio obrigatório do Curso Técnico em Enfermagem: Relato de experiência. Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9050–9057. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9050-9057

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos