Educação permanente em saúde e repercussões no manejo da parada cardiorrespiratória: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9106-9117

Palavras-chave:

Educação permanente, Atitudes e Práticas em saúde, Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Enfermagem

Resumo

Objetivo:Conhecer relações da educação permanente em saúde com a atuação da enfermagem em parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar no Brasil. Método:revisão integrativa literatura com 6 fases: definição da questão norteadora; busca na literatura; categorização dos resultados; análise dos estudos incluídos; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Pesquisa relacionada a produções científicas dos anos de 2016 a 2021.Resultados:Incluídos 08 artigos organizados: ferramentas de Educação Permanente em Saúde para profissionais de enfermagem acerca Parada Cardiorespiratória e Reanimação Cardipulmonar; fragilidades do conhecimento da Parada Cardiorespiratória e Reanimação Cardiopulmonar pela equipe de enfermagem; influência da Educação Permanente em Saúde naParada Cardiorespiratóriana formação profissional em enfermagem. Conclusão:Educação Permanente em Saúde é o mecanismo mais adequado paraaplicar/estimulara produção de conhecimento da Parada Cardiorespiratória. Entretanto, a responsabilização de práticas educativas em saúde por gestores, não exime a necessidade do profissional ser provedor do auto conhecimento.

Biografia do Autor

Marceli Cleunice Hanauer

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Responsável Técnica Eixo Saúde Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Chapecó SC, Brasil.

Mateus Guilherme Boeno

Enfermeiro. Pós-graduando em enfermagem em terapia intensiva pela faculdade Play. Professor na Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Chapecó SC, Brasil.

Fabiane Pertille

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Professora na Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Chapecó SC, Brasil.

Eleine Maestri

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó SC, Brasil

Letícia MariaRostirolla

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do curso Técnico em enfermagem, Eixo Saúde Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Chapecó SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Cleunice Hanauer, M., Boeno, M. G., Pertille, F., Maestri, E., & MariaRostirolla, L. (2022). Educação permanente em saúde e repercussões no manejo da parada cardiorrespiratória: revisão integrativa da literatura. Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9106–9117. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9106-9117

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos