Educação permanente em saúde e repercussões no manejo da parada cardiorrespiratória: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9106-9117Palavras-chave:
Educação permanente, Atitudes e Práticas em saúde, Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, EnfermagemResumo
Objetivo:Conhecer relações da educação permanente em saúde com a atuação da enfermagem em parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar no Brasil. Método:revisão integrativa literatura com 6 fases: definição da questão norteadora; busca na literatura; categorização dos resultados; análise dos estudos incluídos; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Pesquisa relacionada a produções científicas dos anos de 2016 a 2021.Resultados:Incluídos 08 artigos organizados: ferramentas de Educação Permanente em Saúde para profissionais de enfermagem acerca Parada Cardiorespiratória e Reanimação Cardipulmonar; fragilidades do conhecimento da Parada Cardiorespiratória e Reanimação Cardiopulmonar pela equipe de enfermagem; influência da Educação Permanente em Saúde naParada Cardiorespiratóriana formação profissional em enfermagem. Conclusão:Educação Permanente em Saúde é o mecanismo mais adequado paraaplicar/estimulara produção de conhecimento da Parada Cardiorespiratória. Entretanto, a responsabilização de práticas educativas em saúde por gestores, não exime a necessidade do profissional ser provedor do auto conhecimento.