Avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos com câncer gastrointestinal em uso de suplemento alimentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i296p9268-9279

Palavras-chave:

Suplementos Nutricionais, Neoplasias Gastrointestinais, Oncologia Cirúrgica, Avaliação Nutricional

Resumo

Objetivo: Avaliar a nutrição de pacientes cirúrgicos com neoplasia no trato gastrointestinal em uso de suplemento alimentar. Método: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados Google Scholar, PubMed, Scielo e Web of Science, no período de maio a junho de 2021, sem recorte temporal ou restrição de idioma, através dos descritores: “enteral nutrition e immunenutrition”, “cancerpatients e gastriccancerpatients”, “preoperative, perioperative e postoperative”. Resultados: Foram selecionados 8 estudos, destes, a maioria identificou benefícios na utilização da suplementação em razão da diminuição de células TNF-a, do cortisol e da transferrina, diminuindo o tempo de internação e melhora no estado funcional dos participantes suplementados. Conclusão: Os achados foram positivos, no entanto, houve algumas limitações como a heterogeneidade em abordagens terapêuticas e perda de pacientes durante o estudo, apesar de apresentarem baixo risco de viés, ainda há a necessidade de mais estudos.

Biografia do Autor

Lainny Coelho Rodrigues

Graduanda em Enfermagem.Centro Universitário FAMETRO (CEUNI-FAMETRO). Manaus (AM), Brasil.

Ayrton Rogério Nascimento dos Santos

Graduando em Enfermagem.Centro Universitário FAMETRO (CEUNI-FAMETRO. Manaus (AM), Brasil.

Clarissa Souza Lacorte

Graduanda em Enfermagem,Centro Universitário FAMETRO (CEUNI-FAMETRO. Manaus (AM), Brasil.

Larissa Adriane dos Santos Mos

Nutricionista.Centro Universitário FAMETRO (CEUNI-FAMETRO. Manaus (AM), Brasil.

Felipe Rodolfo Pereira da Silva

Biomédico.Docente, Graduação em Medicina, Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorando, Programa de Pós Doutorado UFPI. Teresina (PI), Brasil.

Graciana de Sousa Lopes

Enfermeira.Docente, Graduação em Enfermagem,Centro Universitário FAMETRO (CEUNI-FAMETRO. Mestre em Enfermagem pela UFAM.Manaus (AM), Brasil.

Ana Elis Guimarães Araújo

Enfermeira.Enfermeira, Educação Permanente em Enfermagem na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas. Mestre em Ciências Aplicadas à Dermatologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus (AM), Brasil.

Júlia Mônica Marcelino Benevides

Enfermeira.Docente, Graduação em Enfermagem.Centro Universitário FAMETRO (CEUNI-FAMETRO.Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da UFAM. Manaus (AM), Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Coelho Rodrigues, L., Nascimento dos Santos, A. R., Souza Lacorte, C., dos Santos Mos, L. A., Pereira da Silva, F. R., de Sousa Lopes, G., Guimarães Araújo, A. E., & Marcelino Benevides, J. M. (2023). Avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos com câncer gastrointestinal em uso de suplemento alimentar. Nursing (Edição Brasileira), 26(296), 9268–9279. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i296p9268-9279

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos