Ensino da ultrassonografia à beira leito na graduação em enfermagem: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i297p9383-9396

Palavras-chave:

Ultrassonografia, Programas de Graduação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a produção de pesquisas que adotaram como objeto de investigação programas educacionais para o desenvolvimento de competência em ultrassonografia à beira  leito em nível de graduação, assim como os conteúdos programáticos e avaliações. Método: Revisão integrativa a partir de 13 artigos na íntegra, levantados por combinações booleanas, sem delimitação de períodos, disponíveis nas bases de dados PubMed Central, Scopus, CINAHL e Web of Science, nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola. Desses, apenas um atendeu aos critérios de seleção e à pergunta da pesquisa. Resultados: O artigo decorre de pesquisa quase experimental, com análise positiva para a aquisição de o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre acesso vascular guiado por ultrassom. Conclusão: Os currículos de enfermagem precisam incorporar a formação da competência para que o aluno da graduação em enfermagem possa agregar a ultrassonografia como um recurso de sua prática clínica.

Biografia do Autor

Thais Fernanda Holtz

Universidade Estadual Paulista, UNESP. Botucatu/SP, Brazil.

Marcelo Ricardo Rosa

Universidade Estadual Paulista, UNESP. Botucatu/SP, Brazil. 

Silvia Helena Meneguin Bravin

Universidade Estadual Paulista, UNESP. Botucatu/SP, Brazil.

Meire Cristina Novelli e Castro

Universidade Estadual Paulista, UNESP. Botucatu/SP, Brazil.

Silvia Cristina Mangini Bocchi

Universidade Estadual Paulista, UNESP. Botucatu/SP, Brazil.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Holtz , T. F., Rosa, M. R., Meneguin Bravin, S. H., Novelli e Castro, M. C., & Mangini Bocchi, S. C. (2023). Ensino da ultrassonografia à beira leito na graduação em enfermagem: Revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 26(297), 9383–9396. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i297p9383-9396

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos