MAPEAMENTO DAS AÇÕES DO ENFERMEIRO DE PRÁTICA AVANÇADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Luana dos Santos Dotta Pereira Acadêmica de Enfermagem, Bolsista do Programa de Iniciação Científica FAPEMIG, Faculdade Wenceslau Braz (FWB), Itajubá, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8574-4401
  • Débora Vitoria Alexandrina Lisboa Vilella Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (SP). Brasil. Docente do Curso de Enfermagem e Diretora da Faculdade Wenceslau Braz (FWB), Itajubá, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5859-118X
  • Cristiane Giffoni Braga Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (SP) Brasil. Docente, Orientadora PIBIC/FAPEMIG, Coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa, Graduação em Enfermagem, Faculdade Wenceslau Braz (FWB), Itajubá, Minas Gerais. Brasil https://orcid.org/0000-0003-2168-191X

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i308p10116-10121

Palavras-chave:

Enfermagem; Prática Avançada de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Ensino de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Mapear as ações do Enfermeiro de Prática Avançada nos campos de ensino clínico e estágio curricular supervisionado de um curso de graduação em enfermagem. Métodos: estudo transversal, descritivo, incluindo 21 enfermeiros. A coleta de dados deu-se por questionário sócio-profissiográfico, alinhado às competências do Conselho Internacional de Enfermeiros no tocante à Prática Avançada de Enfermagem. Resultados: Os enfermeiros demonstraram médio conhecimento em Prática Avançada de Enfermagem, e ações de prática avançada mapeadas como prescrição de agentes terapêuticos para lesões, procedimento de catéter central de inserção periférica, solicitação de exames de imagem e swab peri-anal, pareceres em lesão, manejo e consulta de enfermagem no pré-parto, assistência no parto. Competências no domínio do cuidado e no domínio da gestão/educação foram evidenciadas. Conclusão: evidenciou-se potenciais de ação de Prática Avançada na Instituição de Ensino.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Dotta Pereira, L. dos S., Alexandrina Lisboa Vilella, D. V., & Giffoni Braga, C. (2024). MAPEAMENTO DAS AÇÕES DO ENFERMEIRO DE PRÁTICA AVANÇADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Nursing Edição Brasileira, 27(308), 10116–10121. https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i308p10116-10121

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Seção

Artigos Cientí­ficos

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