IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE CUIDADOS COM A PELE EM UM HOSPITAL PRIVADO
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2024v28i317p10217-10219Palavras-chave:
Pele, Enfermagem, Cicatrização., Equipe de Assistência ao PacienteResumo
Objetivo: Relatar a experiência da implantação da Comissão de Cuidados com a Pele (CCP) em um Hospital Privado do Sul de Minas. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a partir da vivência de enfermeiros da instituição. Resultados: A implantação da CCP contribuiu com a redução da incidência de Lesão por Pressão na instituição, além de favorecer o protagonismo da enfermagem e a efetividade terapêutica para os pacientes. Conclusão: Destaca-se a importância da criação de comissões para o cuidado com a pele nas instituições, buscando estimular o interesse dos profissionais da área da saúde e capacitação contínua, oferecendo uma assistência pautada na segurança e prezando pela efetividade. Faz-se necessário o desenvolvimento continuo da CCP e dos seus indicadores de qualidade. Descritores: Pele. Enfermagem. Cicatrização. Equipe de Assistência ao Paciente.
Referências
Gapski GB, Girondi JBR, Muller K, Ferreira C, Rodriguez TOP de, Silva BH. Implementação da comissão de cuidados com a pele e prevenção de feridas em um hospital infantil. Congresso Paulista de Estomaterapia. 2022.
Krause TCC, Assis GM, Danski MTR. Implantação de uma Comissão de Cuidados com a Pele em um Hospital de Ensino. Revista Estima, v.14 n.1, p13-20, 2016.
Santos LM, Silvino ZR, Chagas MC, Santo FHE, Souza DF. Aplicação do lean na reestruturação de uma comissão de cuidados com a pele. Research, Society and Development, v.11, n. 6, e48011629277, 2022.
Siqueira FSS, Campos AP, Feitosa ELC, Correa FMB, Lopes MP, Oliveira ABC. A importância da implementação de uma comissão de cuidados com a pele e prevenção de feridas em um hospital privado. XVI Congresso Brasileiro de Estomaterapia, 2023.