Intervenção Educativa Sobre Fatores de Risco para Diabetes Mellitus em Gestantes: Estudo Quase-Experimental

Autores

  • Anne Livia Cavalcante Mota Mestre em Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde. Faculdade Princesa do oeste – FPO. https://orcid.org/0000-0002-4701-5811
  • Luisa Eduarda Sales Araújo
  • Maria da Conceição dos Santos Oliveira Cunha
  • Thaís Araújo de Souza
  • Maria Dhiovanna da Sousa Nascimento
  • Dilene Fontinele Catunda Melo
  • Luciana Batista Luciano

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10293-10301

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Saúde do estudante, Saúde do adolescente, Nutrição do adolescente, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar o impacto de uma intervenção educativa sobre fatores de risco para DM com um grupo de gestantes. Método: estudo quase-experimental, quantitativo, não randomizado, baseado em pré e pós-intervenção realizados com o grupo de gestantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II. Resultados: a faixa etária mais prevalente com 4 (36,4%) gestantes cada uma foi de 18 a 22 e 25 a 27 anos. A cor/raça autodeclarada da maior parte das gestantes foi parda com 10 (91%). Em relação à situação civil e religião, união estável com 6 gestantes (54,6%) e católica com 9 (81,8%) foram destaque. O resultado agrupado de todos os itens investigados mostrou um aumento das respostas corretas, mostrando um efeito da intervenção no pós-teste (Md =8) e p<0,001. Conclusão: Esta pesquisa mostrou que atividades educativas podem ser eficientes na melhora dos conhecimentos a respeito da DMG durante a gestação, atingindo o seu objetivo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Mota, A. L. C., Araújo, L. E. S., Cunha, M. da C. dos S. O., Souza, T. A. de, Nascimento, M. D. da S., Melo, D. F. C., & Luciano, L. B. (2025). Intervenção Educativa Sobre Fatores de Risco para Diabetes Mellitus em Gestantes: Estudo Quase-Experimental. Nursing Edição Brasileira, 29(319), 10293–10301. https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10293-10301

Edição

Seção

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