Intervenção Educativa Sobre Fatores de Risco para Diabetes Mellitus em Gestantes: Estudo Quase-Experimental
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10293-10301Palavras-chave:
Alimentação escolar, Saúde do estudante, Saúde do adolescente, Nutrição do adolescente, Educação em enfermagemResumo
Objetivo: analisar o impacto de uma intervenção educativa sobre fatores de risco para DM com um grupo de gestantes. Método: estudo quase-experimental, quantitativo, não randomizado, baseado em pré e pós-intervenção realizados com o grupo de gestantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II. Resultados: a faixa etária mais prevalente com 4 (36,4%) gestantes cada uma foi de 18 a 22 e 25 a 27 anos. A cor/raça autodeclarada da maior parte das gestantes foi parda com 10 (91%). Em relação à situação civil e religião, união estável com 6 gestantes (54,6%) e católica com 9 (81,8%) foram destaque. O resultado agrupado de todos os itens investigados mostrou um aumento das respostas corretas, mostrando um efeito da intervenção no pós-teste (Md =8) e p<0,001. Conclusão: Esta pesquisa mostrou que atividades educativas podem ser eficientes na melhora dos conhecimentos a respeito da DMG durante a gestação, atingindo o seu objetivo.
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