Atuação de Profissionais de Saúde Junto a Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5197-4671
  • Janderson Castro dos Santos Doutor em Saúde Pública. Doutorando em farmacologia da Universidade Federal do Piaui. Teresina, Piauí, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7508-5358
  • Raylander Palhares Batista Enfermeiro Esteticista. Docente Curso de Enfermagem da Faculdade Sudamérica. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-3815-1429
  • Lucas Manoel dos Santos Lourenço Enfermeiro Especialista em Captação e Doação de Órgãos e Tecidos. Docente Curso de Enfermagem da Faculdade Sudamérica. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8726-6917
  • Lilian Maria Ferreira Doutora em Saúde Pública. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Sudamérica. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9518-269X
  • Maria liz Cunha de Oliveira Doutora em Ciências da Saúde. Docente permanente no programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, Distrito federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5945-1987
  • Franc-lane Sousa Carvalho do Nascimento Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6956-4670
  • Iel Marciano de Moraes Filho Doutor em Sociedade, Tecnologia e meio ambiente. Professor Adjunto da Universidade Paulista (UNIP) campus Goiânia-Flamboyant. Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0798-3949

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10309-10316

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Pessoal de Saúde, Assistência à Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental Escolar

Resumo

Objetivo: Discutir a atuação de profissionais da saúde no acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 5 profissionais da saúde que realizam terapia/tratamento com pessoas no TEA na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e no Centro de Reabilitação em Terapia Ocupacional (CERETO). A coleta de dados ocorreu no período de setembro de 2018 a março de 2019, por meio da realização de Entrevistas. Quanto as Entrevista as informações colhidas foram transcritas e organizadas em forma de categorias e discutidas à luz da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin. Resultados: No que se refere ao conhecimento dos profissionais de saúde acerca do TEA e os critérios de diagnóstico, todos os profissionais de saúde, com exceção da PS3, demonstraram saber com gabarito a respeito do TEA. Conclusão: Este estudo evidencia que a maioria dos profissionais da saúde pesquisados demonstraram saber com gabarito a respeito do TEA e explicaram os critérios de diagnóstico de forma clara e sucinta. Porém, nota-se que em sua maioria os entrevistados não utilizam de instrumentos de avaliação e modos sistematizados para a prestação de assistência de qualidade aos assistidos.

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Filha, F. S. S. C., Santos, J. C. dos, Batista, R. P., Lourenço, L. M. dos S., Ferreira, L. M., Oliveira, M. liz C. de, Nascimento, F.- lane S. C. do, & Filho, I. M. de M. (2025). Atuação de Profissionais de Saúde Junto a Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Nursing Edição Brasileira, 29(319), 10309–10316. https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10309-10316

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