Potencializando o Engajamento – Estratégias Ativas para Aumentar a Participação em Treinamentos
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10358-10362Palavras-chave:
Docente, Liderança, Enfermeiro, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: Demonstrar a importância de metodologias ágeis no engajamento da equipe de enfermagem em treinamentos no setor de educação continuada em um hospital privado. Métodos: Relato de experiência no Hospital Cruz Azul de São Paulo (2020-2024), com análise de presença, avaliação de reação e eficácia dos treinamentos aplicados. Resultados: Inicialmente, apenas 30% dos colaboradores participavam dos treinamentos. A inclusão da educação a distância elevou a participação para 40% em 2021. Ainda assim, identificou-se a necessidade de aprimorar metodologias de aprendizado. O Serviço de Educação Continuada implementou gamificação com atividades como “Show do Milhão” e “Bingo do Aprendizado”, promovendo competição saudável entre equipes. Em 2024, a participação alcançou 70%, elevando a satisfação e a eficácia dos treinamentos, conforme pesquisas realizadas. Conclusão: Metodologias ágeis destacam o educador como essencial no serviço de saúde, promovendo excelência. A educação continuada, aliada à diversão, beneficia o aprendizado e engaja os profissionais de Enfermagem.
Referências
Carvalho JM, Simões RHS. O processo de formação continuada de professores: uma construção estratégico-conceitual expressa nos periódicos. In: André MEDA, organizador. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped; 2002. p. 171-184.
Simão AMV, Caetano AP, Flores MA. Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo. Educ Soc. 2005 [cited 2025 Jan 23];26(90):173–88. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/53SwdjSyHKwBgS7Cw757M9g/?format=pdf&lang=pt
Klock ACT, Carvalho MF de, Rosa BE, Gasparini I. Análise das técnicas de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE [Internet]. 2014 [cited 2025 Jan 23]];12(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/53496/33013
Cavichioli FCT, Blanes L, Garbe GG, Nicodemo D, Ferreira LM. Educação continuada em enfermagem à distância para tratamento de feridas em prisões. Acta paul enferm [Internet]. 2022 [cited 2025 Jan 23];35:eAPE0174345. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO0174345
Silva LFM da, Granito CCD. A Aplicação da gamificação como ferramenta pedagógica na formação de enfermeiras e enfermeiros. J. of M. Cri. [Internet]. 2024 [cited 2025 Jan 23];10(26):e76. Available from: https://journalmediacritiques.com/index.php/jmc/article/view/76
Jurado SR, Vidal VGA, Silva AV da, Moreira A da S, Bassler TC, Sanchez A. Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática. Nursing [Internet]. 2019 [cited 2025 Jan 23];3457–64. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1095349
Bolonha M, Cristiani Lopes Silva, Cristiane Tonetto Escobar, João Carlos Machado, Narciso R. Modernidade líquida, gerações e as adversidades da educação mediante a sociedade atual. Revista Ilustração. 2023 [cited 2025 Jan 23];4(5):175–83. Available from: https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.204