Potencializando o Engajamento – Estratégias Ativas para Aumentar a Participação em Treinamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10358-10362

Palavras-chave:

Docente, Liderança, Enfermeiro, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Demonstrar a importância de metodologias ágeis no engajamento da equipe de enfermagem em treinamentos no setor de educação continuada em um hospital privado. Métodos: Relato de experiência no Hospital Cruz Azul de São Paulo (2020-2024), com análise de presença, avaliação de reação e eficácia dos treinamentos aplicados. Resultados: Inicialmente, apenas 30% dos colaboradores participavam dos treinamentos. A inclusão da educação a distância elevou a participação para 40% em 2021. Ainda assim, identificou-se a necessidade de aprimorar metodologias de aprendizado. O Serviço de Educação Continuada implementou gamificação com atividades como “Show do Milhão” e “Bingo do Aprendizado”, promovendo competição saudável entre equipes. Em 2024, a participação alcançou 70%, elevando a satisfação e a eficácia dos treinamentos, conforme pesquisas realizadas. Conclusão: Metodologias ágeis destacam o educador como essencial no serviço de saúde, promovendo excelência. A educação continuada, aliada à diversão, beneficia o aprendizado e engaja os profissionais de Enfermagem.

Biografia do Autor

Ewerton Antonacci de Abreu, Cruz Azul de São Paulo

Enfermeiro da Educação Continuada do Hospital e Maternidade Cruz Azul de São Paulo. Mestrando em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo.

Erica Almeida da Silva, Cruz Azul de São Paulo

Enfermeira da Educação Continuada do Hospital e Maternidade Cruz Azul de São Paulo.

Patricia Caprioli Domanoski, Cruz Azul de São Paulo

Enfermeira da Educação Continuada do Hospital e Maternidade Cruz Azul de São Paulo.

Referências

Carvalho JM, Simões RHS. O processo de formação continuada de professores: uma construção estratégico-conceitual expressa nos periódicos. In: André MEDA, organizador. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped; 2002. p. 171-184.

Simão AMV, Caetano AP, Flores MA. Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo. Educ Soc. 2005 [cited 2025 Jan 23];26(90):173–88. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/53SwdjSyHKwBgS7Cw757M9g/?format=pdf&lang=pt

Klock ACT, Carvalho MF de, Rosa BE, Gasparini I. Análise das técnicas de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE [Internet]. 2014 [cited 2025 Jan 23]];12(2). Available from: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/53496/33013

Cavichioli FCT, Blanes L, Garbe GG, Nicodemo D, Ferreira LM. Educação continuada em enfermagem à distância para tratamento de feridas em prisões. Acta paul enferm [Internet]. 2022 [cited 2025 Jan 23];35:eAPE0174345. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO0174345

Silva LFM da, Granito CCD. A Aplicação da gamificação como ferramenta pedagógica na formação de enfermeiras e enfermeiros. J. of M. Cri. [Internet]. 2024 [cited 2025 Jan 23];10(26):e76. Available from: https://journalmediacritiques.com/index.php/jmc/article/view/76

Jurado SR, Vidal VGA, Silva AV da, Moreira A da S, Bassler TC, Sanchez A. Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática. Nursing [Internet]. 2019 [cited 2025 Jan 23];3457–64. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1095349

Bolonha M, Cristiani Lopes Silva, Cristiane Tonetto Escobar, João Carlos Machado, Narciso R. Modernidade líquida, gerações e as adversidades da educação mediante a sociedade atual. Revista Ilustração. 2023 [cited 2025 Jan 23];4(5):175–83. Available from: https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.204

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Abreu, E. A. de, Silva, E. A. da, & Domanoski, P. C. (2025). Potencializando o Engajamento – Estratégias Ativas para Aumentar a Participação em Treinamentos. Nursing Edição Brasileira, 29(319), 10358–10362. https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10358-10362

Edição

Seção

Relato de Experiência

Categorias