Protagonismo do acadêmico de enfermagem em projeto de vivência universitária: hidroterapia na gestação
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i255p3124-3128Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal; Enfermagem; HidroterapiaResumo
| Objetiva-se analisar o projeto de Vivência Universitária com gestantes em uma Unidade Saúde da Família de Sinop- MT, destacando o incentivo ao protagonismo do acadêmico de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência do projeto de
vivência "hidroterapia na gestação", com envolvimento de graduandos, profissionais da saúde, trabalhadores da equipe, gestantes e colaboradores da comunidade acadêmica e local. Os acadêmicos puderam desenvolver um plano de trabalho, implementá-lo e avaliá-lo, aprimorando conhecimentos e aplicando-os í realidade. Por meio do projeto, reconheceram a relevância da prática de exercícios físicos na gestação; a necessidade de articular saberes, práticas e sujeitos para ações de promoção í saúde; e as contribuições em sua formação acadêmica, por meio de projetos que o integrem ao contexto dos indivíduos/comunidades. É importante o incentivo ao protagonismo acadêmico, com vistas ao preparo profissional, assentado numa perspectiva de atendimento integral. São necessárias novas ações de promoção í saúde, incluindo gestantes/acompanhantes.