Efeitos da cirurgia bariátrica nos resultados perinatais em gestações classificadas como alto risco

Autores

  • Viní­cius Dino Pozzebon
  • Enzo Salles Fatuch
  • Thaí­s Pordeus Leite Costa Mendes
  • Sandra Marisa Pelloso
  • Marcos Benatti Antunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p4008-4017

Palavras-chave:

Saúde Materno-Infantil, Complicações na Gravidez, Cirurgia Bariátrica

Resumo

Objetivo: Analisar os desfechos maternos e perinatais em gestantes pós cirurgia bariátrica e classificadas como alto risco. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários de 4.293 gestantes de alto risco de um ambulatório especializado do sul do Brasil. Desse total, 50 gestantes tinham como condição clí­nica pré-existente a cirurgia bariátrica (grupo caso), e diante das caracterí­sticas de idade, situação conjugal e escolaridades homogeneizou-se o grupo controle para comparação no estudo, obtendo-se 150 gestantes. A variável independente será a condição clí­nica pré-existente de cirurgia bariátrica. As variáveis desfechos serão: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e tipo de parto. Resultados: Ao comparar o grupo controle com gestantes que possuem cirurgia bariátrica previa, notou-se um risco relativo aumentado para í­ndice de Apgar abaixo de 7 no 1º minuto. Conclusão: Com base na análise dos dados obtidos, conclui-se que a cirurgia bariátrica como condição clí­nica pré-existente em gestantes de alto risco não influencia negativamente os resultados perinatais. Todavia o acompanhamento durante pré-natal e puerpério devem ser realizados por uma equipe multidisciplinar e capacitada, que reconheça precocemente qualquer possí­vel complicação.

Biografia do Autor

Viní­cius Dino Pozzebon

Graduando em Medicina. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

Enzo Salles Fatuch

Graduando em Medicina. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

Thaí­s Pordeus Leite Costa Mendes

Médica. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço (FAMEV).

Sandra Marisa Pelloso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marcos Benatti Antunes

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Dino Pozzebon, V. ., Salles Fatuch, E. ., Pordeus Leite Costa Mendes, T. ., Pelloso, S. M. ., & Benatti Antunes, M. . (2020). Efeitos da cirurgia bariátrica nos resultados perinatais em gestações classificadas como alto risco. Nursing Edição Brasileira, 23(264), 4008–4017. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i264p4008-4017

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos