Problematização sobre a pandemia da COVID-19 como auxílio na formação de enfermeiras/os
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4294-4307Palavras-chave:
Nursing EducationResumo
Introdução: Vivenciamos, com a Pandemia COVID-19, especulações em vários campos, com agravamentos na saúde dos indivíduos e condições econômicas dos países, principalmente daqueles vulneráveis e marginalizados nas sociedades neoliberais contemporâneas. Frente a situação, estratégias foram desenvolvidas para inserir o conteúdo COVID-19 nas disciplinas que compõe a matriz do Curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo. Método: A disciplina de Vigilância em Saúde utilizou-se da abordagem por problemas. Resultado: Na realização de pesquisas, discussões em grupos e finalização das atividades propostas foram versados assuntos diversificados de interesse na formação dos estudantes para prepará-los para as atividades inerentes da Vigilância em Saúde, bem como, integrar outros temas. Conclusão: A escolha da abordagem educacional e estratégias escolhidas na Vigilância em Saúde são importantes para que nossos futuros enfermeiros possam lidar com mais precisão com as situações emergentes e reemergentes que estão e estarão pairando entre todos os locais de vivência humana.