Protocolo de Gerenciamento de Risco Incisional em Cirurgia Cardí­aca: série de casos com cobertura oclusiva de Tecnologia Hydrofiber® com prata iônica.

Autores

  • Ricardo Campana
  • Marta Lopes Sottomaior Pereira
  • Aline Cristina Rissato Piekarski
  • Carla Paladini Cavazana
  • Mariana Datrino de Paula
  • Jéssica Steffany Miranda

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4415-4419

Palavras-chave:

Procedimentos Cirúrgicos Cardí­acos, Deiscência da Ferida Operatória, Terapêutica

Resumo

A mediastinite é um dos tipos de infecção de sí­tio cirúrgico (ISC) em cirurgia cardiovascular, sendo uma complicação infecciosa grave e frequentemente desastrosa. O objetivo do estudo é descrever um protocolo de gerenciamento de risco local em incisão cirúrgica através da avaliação de uma série de casos de pacientes que foram submetidos í  cirurgia cardí­aca por esternotomia longitudinal. Método: série de casos com análise quantitativa e retrospectiva realizada por meio de consulta aos prontuários eletrônicos de pacientes que foram submetidos í  cirurgia cardí­aca com esternotomia longitudinal que utilizaram cobertura impermeável de Tecnologia Hydrofiber® com prata iônica. Resultados: Foram analisados 75 prontuários e incluí­dos no estudo 69 pacientes, no perí­odo de 01 de janeiro de 2020 a 31 de março de 2020. Destes, a maioria eram do sexo masculino (48), com faixas etárias entre 51 a 64 anos e acima de 65 anos, tiveram o procedimento com duração média de 4 horas ou mais (95,60%) e permaneceram, em média, 10 dias internados. Conclusão: nenhum paciente apresentou sinais de ISC ao utilizar a cobertura AQUACEL® Ag SURGICAL (ConvaTec, Reino Unido), e esse resultado foi garantido a partir da implementação de um Protocolo de Gerenciamento de Risco Incisional.

Biografia do Autor

Ricardo Campana

Esp., Estomaterapeuta, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná, Curitiba – Paraná, Brasil.

Marta Lopes Sottomaior Pereira

Esp., Gestão empresarial em Saúde, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná, Curitiba – Paraná, Brasi.

Aline Cristina Rissato Piekarski

MSc., Estomaterapeuta, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – Paraná, Brasil.

Carla Paladini Cavazana

Esp., Estomaterapeuta, Faculdade de Medicina de Rio Preto, São José do Rio Preto – São Paulo, Brasil.

Mariana Datrino de Paula

Esp., Nefrologia, Fundação Hermí­nio Ometto, Araras – São Paulo, Brasil.

Jéssica Steffany Miranda

PhD, Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, São Paulo – São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Campana, R. ., Lopes Sottomaior Pereira, M., Rissato Piekarski, A. C., Paladini Cavazana, C. ., Datrino de Paula, M., & Miranda, J. S. (2020). Protocolo de Gerenciamento de Risco Incisional em Cirurgia Cardí­aca: série de casos com cobertura oclusiva de Tecnologia Hydrofiber® com prata iônica. Nursing Edição Brasileira, 23(267), 4415–4419. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4415-4419

Edição

Seção

Estudo