Primeiros socorros para professores em âmbito escolar: Revisão integrativa

Autores

  • Wiviany Alessandra de Faria
  • Bárbara Fernanda de Faria Nogueira
  • Marla Ariana Silva
  • Regina Consolação dos Santos
  • Heber Paulino Pena

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4522-4535

Palavras-chave:

Acidentes, Primeiros socorros, Escolas

Resumo

Objetivo: Evidenciar a importância de primeiros socorros nas escolas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, que utilizou como base de dados a Biblioteca virtual (BVS), PubMed e Google acadêmico. A busca na base de dados foi realizada no perí­odo de fevereiro de 2020 a maio de 2020. A ferramenta PICO foi utilizada como estratégia de busca dos artigos. Resultados: Foram encontrados 485 artigos, e feita í  seleção de 58 deles inicialmente. Após os critérios de exclusão, obteve-se como amostra final 09 artigos, agrupados de acordo com o autor, ano de publicação, tí­tulo, objetivo, tipo de estudo e resultados. Conclusão: O estudo possibilitou a conclusão que os educadores escolares demonstram ser leigos em relação ao atendimento inicial de primeiros socorros com isso ressalta a importância de treinamentos periódicos a estes profissionais para trazer mais segurança no âmbito escolar e redução da taxa de morbimortalidade no nosso paí­s.

Biografia do Autor

Wiviany Alessandra de Faria

Graduanda em enfermagem pela Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Bárbara Fernanda de Faria Nogueira

Graduanda em enfermagem pela Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Marla Ariana Silva

Graduanda em enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis. Coordenadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Heber Paulino Pena

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Itaúna – Minas Gerais.

Publicado

2020-08-26

Como Citar

de Faria, W. A. ., de Faria Nogueira, B. F. ., Silva, M. A. ., Consolação dos Santos, R. ., & Paulino Pena, H. . (2020). Primeiros socorros para professores em âmbito escolar: Revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 23(267), 4522–4535. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4522-4535

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos