Satisfação do usuário como indicador de qualidade em uma estratégia saúde da famí­lia

Autores

  • Ana Gracinda Ignacio da Silva
  • Edelson Castilho de Alfaia
  • Adriana do Socorro Rosário Ramalho
  • Graciane Dias Dias
  • Daniele Melo Sardinha
  • Juliana Conceição Dias Garcez

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4546-4561

Palavras-chave:

Satisfação do usuário, Estratégia Saúde da Famí­lia, Qualidade da Assistência í  Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a satisfação dos usuários dos serviços de saúde de uma Estratégia Saúde da Famí­lia, de um municí­pio do estado do Pará. Método: Pesquisa de campo descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 20 usuários homens e mulheres adultos, no mês de setembro de 2019. A análise de conteúdo seguiu orientação de Bardin. Resultados: Emergiram do estudo três categorias temáticas: Tema 1- A satisfação dos usuários com o acesso ao atendimento na unidade. Tema 2 - A Satisfação dos usuários com o atendimento terapêutico na unidade e o Tema 3 – A satisfação dos usuários com as relações interpessoais na unidade. Conclusão: Os usuários estão satisfeitos quanto acessibilidade e atendimento na unidade; que compreendem sobre seu problema de saúde e o que deve ser feito para seu controle; que as relações interpessoais são importantes para que se sintam bem acolhidos.

Biografia do Autor

Ana Gracinda Ignacio da Silva

Enfermeira, mestre e doutora em Enfermagem pela EEAN\UFRJ; docente aposentada da Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará. Docente do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia- UNIFAMAZ.

Edelson Castilho de Alfaia

Enfermeiro graduado pelo UNIFAMAZ; enfermeiro assistencial em Unidade Básica de saúde de Barcarena- Pará. Pós graduando em Gestão Hospitalar pela UNIASSELVI.

Adriana do Socorro Rosário Ramalho

Enfermeira graduada pelo UNIFAMAZ; enfermeira assistencial do Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano de Belém.

Graciane Dias Dias

Enfermeira graduada pelo UNIFAMAZ; coordenadora da Unidade Básica de Saúde Urbana I em Marapanim- Pará. Pós graduanda em Enfermagem obstétrica- UNIFAMAZ e Enfermagem do Trabalho.

Daniele Melo Sardinha

Enfermeira Cardiologista e Hemodinamicsta, Mestranda em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, pelo Instituto Evandro Chagas (PPGEVS/IEC).

Juliana Conceição Dias Garcez

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Biologia Parasitária na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará e Instituto Evandro Chagas (PPGBPA/UEPA/IEC). Coordenadora do curso bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, Pará, Brasil.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Gracinda Ignacio da Silva, A. ., Castilho de Alfaia, E. ., do Socorro Rosário Ramalho, A. ., Dias Dias, G., Melo Sardinha, D. ., & Conceição Dias Garcez, J. . (2020). Satisfação do usuário como indicador de qualidade em uma estratégia saúde da famí­lia. Nursing Edição Brasileira, 23(268), 4546–4561. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4546-4561

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos