Concepts of subjective meaning and subjective configuration a contribution to health studies.

CONCEITOS DE SENTIDO SUBJETIVO E CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ESTUDOS EM SAÚDE.

CONCEPYTS OF SUBJECTIVE MEANING AND SUBJECTIVE CONFIGURATION A CONTRIBUITION TO HEALTH STUDIES.

CONCEPTOS DE SIGNIFICADO SUBJETIVO Y CONFIGURACIÓN SUBJETIVA UN APORTE A LOS STUDIOS DE SALUD.

José Xavier Rodovalho. Pedagogo, Professor,Doutor em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-0432-2571 

Vannúzia Leal Andrade Peres. Psicóloga, Professora,Pós Doutra emEducação pela Universidade de Brasília-UNB. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-7323-0654

Marieli Basso Bolpato. Enfermeira, Professora, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-7923-2343 

Alda Nazaré Santos do Nascimento. Pedagoga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO, Goiânia, Brasil.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2292-6034

Autor correspondente:  Marieli Basso Bolpato. Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

E-mail:mabolpato@hotmail.

Setor Industrial, Sinop-MT, Brasil Rua Pádua número 151 Residencial Florença. CEP: 78-555-395 - Sinop/MT/Brasil

RESUMO

Objetivo:analisar a literaturadas produções de González Rey em relação ao conceito de sentido subjetivo e a configuração subjetiva em diferentes contextos de vida. Método: trata-se de uma revisão sistemática com publicações nos anos de 1999 a 2019. Gonzáles Rey. Realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, utilizando as bases Springer, Elsevier, Science Direct Jounals, ScientificElectronic Library Online - SciELO e Open AcessJournal. Os descritores foram “sentido subjetivo González Rey” e “Configuração Subjetiva González Rey”.Resultados: foram identificados 64 artigos, destes 12 se enquadraram nos critérios de inclusão. Percebeu-se que há poucos estudos sobre a sentido subjetivo e suas configurações subjetivas associados e voltados para aprendizagem e desenvolvimento; os conceitos têm por consenso a avaliação subjetiva e a multidimensionalidade; predominam os estudos subjetivos; os resultados variam em diferentes contextos estudados. Conclusão: conclui-se que o indivíduo representa um momento essencial de sua constituição subjetiva.

Descritores: Satisfação pessoal; Estudantes; Psicologia.

ABSTRACT

Objective: to analyze the literature of González Rey's productions in relation to the concept of subjective meaning and subjective configuration in different contexts of life. Method: this is a systematic review with publications from 1999 to 2019. Gonzáles Rey. A search was carried out on the Capes Journals Portal, using Springer, Elsevier, Science Direct Journals, ScientificElectronic Library Online - SciELO and Open AcessJournal databases. The descriptors were “subjective sense González Rey” and “Subjective Configuration González Rey”. Results: 64 articles were identified, of which 12 met the inclusion criteria. It was noticed that there are few studies on the subjective sense and its associated subjective configurations and focused on learning and development; concepts are based on subjective evaluation and multidimensionality; subjective studies predominate; results vary in different contexts studied. Conclusion: it is concluded that the individual represents an essential moment of his subjective constitution.

Descriptors: Personal satisfaction; Students; Psychology.

RESUMEN

Objetivo: analizar la literatura de las producciones de González Rey en relación al concepto de significado subjetivo y configuración subjetiva en diferentes contextos de la vida. Método: se trata de una revisión sistemática con publicaciones de 1999 a 2019. Gonzáles Rey. Se realizó una búsqueda en el Portal de Revistas de la Capes, utilizando las bases de datos Springer, Elsevier, Science Direct Journals, ScientificElectronic Library Online - SciELO y Open AcessJournal. Los descriptores fueron “sentido subjetivo González Rey” y “Configuración Subjetiva González Rey”. Resultados: Se identificaron 64 artículos, de los cuales 12 cumplieron con los criterios de inclusión. Se notó que existen pocos estudios sobre el sentido subjetivo y sus configuraciones subjetivas asociadas y enfocados en el aprendizaje y desarrollo; los conceptos se basan en la evaluación subjetiva y la multidimensionalidad; predominan los estudios subjetivos; los resultados varían en los diferentes contextos estudiados. Conclusión: se concluye que el individuo representa un momento esencial de su constitución subjetiva.

Descriptores: Satisfacción personal; Estudiantes; Psicología.

Recebido: 12/04/2023

Aprovado: 04/05/2023

INTRODUÇÃO

A subjetividade vai muito mais além de categorizar o sujeito, pelo fato de não existir nenhuma forma de padronizar o ser humano já que diversos aspectos o diferenciamdo outro, não sendo possível realizar esta comparação ou compreender o indivíduoenquadrando em esquemas já prontos e estabelecido no meio científico. Visualizando um olhar diferenciado para este novo estudo, não seria diferente pensar sobre a subjetividade de outro prisma1.

Para González Rey1 a partir do momento que a Psicologia e as demais ciências sociais percebem o tema subjetividade como algo dinâmico e da produção humana, esse pensamento se distancia de um conhecimento padronizado e com predições, dominado pelas formas de poder e de ordem da sociedade ocidental.

A subjetividade é uma produção humana que vai se constituindo a partir das experiências específicas de cada indivíduo, não é algo interno ou externo ao sujeito, mas sim algo formado na dinâmica de suas vivências que favorecerá a cada um de forma,diferenciada a ser crítico e autônomo, capaz de gerar novas práticas2.

A Teoria da subjetividade enfatiza o caráter autônomo, criativo e singular do serhumano, não tendo a preocupação de enquadrá-lo em uma determinada categoria ou padrão. Procura compreendê-lo diante de sua singularidade expressa através de sua dimensão subjetiva e na interação com o outro na sociedade1,2. Nessa vertente, compreender a subjetividade segundo os estudos de González Rey transporta o pesquisador para uma dimensão diferenciada de outras teorias das pesquisas sociais, proporcionando um estudo mais livre das amarras da categorização e de algo estabelecido pelo meio científico proposto.

Pela visão de González Rey2o sentido subjetivo é inseparável da subjetividade como sistema, pois em cada momento de produção de sentido subjetivo ocorre uma integração tensa, múltipla e contraditória, entre as configurações subjetivas presentes do sujeito e o desenvolvimento do curso de sua ação, e a multiplicidade de efeitos contrários que resultantes dessa ação, se associam a novas produções de sentidos subjetivos1,3. Em outras palavras, o sentido subjetivo é definido como a unidade inseparável dos processos simbólico e emocional num mesmo sistema, no qual a presença de um desses elementos evoca o outro, sem que seja absorvido pelo outro3.

Neste contexto a subjetividade é produzida através das práticas culturais na sociedade de acordo com oentendimento das representações, valores, crenças vivenciadas no cotidiano. Este autor,não aceita a ideia de que a subjetividade é um mero epifenômeno das práticas discursivasdo sujeito na sociedade a partir do momento que considera o sujeito como complexo emulticausal, sem categorizá-lo2,3.

Nesta produção de novos sentidos subjetivos surge outro conceito apresentado porGonzález Rey, às configurações subjetivas. Para González Rey4 como os sentidos subjetivos são dinâmicos podem ser considerado expressão das configurações subjetivas ou unidade do histórico e do atual na organização da subjetividade, pois elas representam a expressão do vivido como produção subjetiva.

Podemos assim compreender que o sentido subjetivo é o resultado da configuração subjetiva que se organiza em torno da experiência   vivida.   Ele   é   o   resultado   de   uma   configuração subjetiva organizada no curso da própria experiência humanaao qual participam ativamente, em forma de sentidos subjetivos diversos,as diferentes configurações da personalidade envolvidas nesse processo1,4.

Para González Rey1,2,4a representação histórica cultural desenvolvidanos últimos vinte anos reconhece aspectos simbólicos, sendo a dimensão cultural e socialessencial neste processo de desenvolvimento, mas que antes havia sido negado pelamedicina e pela área jurídica, ciências estas que valorizam a objetividade.

É umaalternativa na compreensão de um marco conceitual que permita incorporar a dimensãosubjetiva da análise das questões de homem complexo e dinâmico, sendo ela consideradaqualitativa em sua investigação da produção do ser humano inserido em uma rede dediversidade dos aspectos que influencia e são influenciados, de forma direta e indireta4.

O desenvolvimento do ser humano de acordo com a teoria da subjetividade não élinear e previsível a partir do momento que existe a interação humana na sociedade. Aointeragir com o outro o indivíduo se depara com padrões e controles sociais que exercemuma grande influência, impedindo que o sujeito, expresse todos os seus desejos eemoções3,4.É neste encontro com o outro que ocorrem a produção de novas subjetividades que formamuma rede de subjetividades no desenvolvimento de sua vida2,5.

No que concerne aos estudantes de Educação a Distância, pode-se perceber que estas pessoas ao interagirem uma com a outra produzem subjetividades diante deste contexto que acarreta práticas diversas4,5. Estas formas de pensar e sentir são às vezes diferentes do esperado pelas normas sociais, mas que são constituídas pelo indivíduo através de suas experiências enquanto ser social. Com isso, o objetivo desse artigo foi analisar por meio da revisão de literatura de produções de González Rey,o conceito de sentido subjetivo e configurações subjetivas em diferentes contextos de vida1.3.5.

MÉTODO

O presente estudo seguiu as recomendações do PreferredReportingItems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), no qual visa orientar a divulgação de revisões sistemáticas da literatura (RSL) e meta-análises na área da saúde6. Contudo, este estudo trata-se de uma RSL sem meta-análise.

Foi conduzida uma pesquisa eletrônica de estudos teóricos, qualitativos e completos, para localizar aqueles que avaliaram a relação conceitual de sentido subjetivo e configurações subjetivas ao longo dos estudos de González Rey no período de 1999 a 2018.

Para a realização do levantamento bibliográfico foram utilizados artigos indexados e livros encontrados no Portal Capes (Springer, Elsevier, Science Direct Jounals, ScientificElectronic Library Online - SciELO e Open AcessJournal), nas versões ampliadas.

Na direção da busca eletrônica nas bases de dados selecionadas, foram utilizados os descritores “sentido subjetivo Gonzalez Rey” e “Configuração Subjetiva González Rey”, nos idiomas português e inglês (subjectivesense Gonzalez Rey;SubjectiveConfiguration González Rey). Foi usado o operador booleano “and” para associar os descritores durante a busca.

As consultas nas bases de dados foram efetuadas no período de novembro de 2022 até março de 2023. A busca foi realizada utilizando as opções “qualquer” e “qualquer”, sendo identificados 08 artigos em português e 04livros em inglês, entre 1999 e 2019, totalizando 12artigos/livros encontrados. 

Os critérios de inclusão constituíram-se na seleção de artigos empíricos, oriundos de revisão por pares, disponíveis e completos, publicados nos periódicos da Capes e, artigos que contemplassem no assunto os conceitos de sentido subjetivo e configuração subjetiva de forma associada. Por conseguinte, os critérios de exclusão consistiram em descartar estudos não disponíveis na íntegra, artigos que no tema e/ou assunto apresentassem definição completa de sentido subjetivo e configuração subjetiva sem associação dos construtos, artigos repetidos, artigos de revisão sistemática, editoriais e resumos expandidos.

A Figura 1 apresenta o fluxograma do PRISMA, explicitando os processos de realização da revisão sistemática, com a descrição completa de todas as fases do estudo de acordo com os critérios de inclusão elegidos.

De acordo com a Figura 1, foram identificados 64 artigos nas bases de dados. Na sequência, optou-se por uma leitura criteriosa dos artigos na íntegra focando-se em artigos e livros que contemplavam sentido subjetivo e configuração subjetiva de forma associada nos resumos e/ou abstracts, conteúdo, com abordassem no título sentido subjetivo ou configuração subjetiva e, por fim estudos somente de autoria de Luis Fernando González Rey.

Sendo assim, foram excluídos 48 artigos que não constavam no critério de inclusão (associação de sentido subjetivo e configuração subjetiva) sendo então selecionados 16artigos que atendiam os objetivos. Na continuidade 03 artigos não estavam disponíveis na íntegra, permanecendo na elegibilidade 13 artigos e destes 01 artigo foi excluído por duplicidade. Na totalidade foram incluídos 12 artigos na análise por meio da leitura dos abstracts, verificando o cumprimento dos critérios de inclusão determinados.

As análises dos artigos por meio dos títulos, resumos e/ou abstracts foram realizadas por dois juízes separadamente, em julgamento duplo cego e posteriormente, um terceiro juiz realizou a avaliação e análise final.

Os 12 artigos finais foram analisados na íntegra e classificados nas seguintes categorias: ano de publicação; objetivos do estudo; conceito de sentido subjetivo e configuração subjetiva; objetivo; metodologia (tipo de estudo; participantes); resultados encontrados e as principais evidências.

Figura 1. Fluxo de informação com as diferentes bases de revisão sistemática PRISMA acerca dos conceitos de sentido subjetivo e configuração subjetiva6.

Fonte: Elaborada pelos próprios autores, 2023.

Resultados

Em relação aos objetivos dos estudos, esses puderam ser percebidos em dois grandes enfoques: 1) interpretaros sentidos subjetivos e configurações subjetivas no contexto de saúde geral e 2) analisar a descrição conceitual dos conceitos ao longo dos anos pelo mesmo autor. No que se refere a avaliar os sentidos subjetivos e configurações subjetivas na saúde geral mostraram-se voltados a investigar as percepções individuais e coletivas de indivíduos a partir de parâmetros subjetivos (emoções)1.4.7.

No que se trata dos conceitos baseados nos sentidos subjetivos segue as principais citações encontradas nos livros e periódicos acessados (Quadro1). Podemos notar que o conceito de sentido subjetivo é dinâmico no decorrer dos anos, porém não altera a síntese conceitual inicial de Fernando González (Quadro).

Quadro 1: Conceitos da os sentidos subjetivos citados em artigos e livros das produções de Gonzalez Rey, 1999 a 2019.

No que se refere aos conceitos de configuração subjetiva foi possível observar que os estudos compreendema partir de 03 grandes categorias (Tabela 1) sendo essas:

  • A configuração subjetiva representa um sistema de sentidos subjetivos muito complexo que, em seu relacionamento permanente, pode ter momentos muito diversos e contraditórios em contextos diferentes da vida do sujeito(Gonzáles Rey2,3,5,6,8.
  • A configuração subjetiva enfatizava o caráter da estabilidade ou frequência com que elementos subjetivos eram produzidos em momentos e contextos concretos da vida da pessoa2,6,8e,
  • Configuração subjetiva são unidades de organização da subjetividade produzidas ante às experiências vividas, que no caso da subjetividade individual integram sentidos subjetivos da personalidade, e novos sentidos subjetivos produzidos no curso da ação, associados à subjetividade social, aos sistemas relacionais e ao próprio percurso da ação do indivíduo em algum domínio1,4,6,7,8, 9,.

Tabela 1: Conceitos de configuração subjetiva citado em artigos que utilizam produções de Gonzalez Rey, 1999 a 2019.

É perceptível que conceito de sentido subjetivo abordado tradicionalmente como simbologia com o decorrer dos anos, vem sendo apropriado nos estudos de psicologia com abordagens mais específicas e direcionadas em duas grandes perspectivas: unidades simbólicas e percepções singulares. Sendo assim, o conceito de sentido subjetivo enfatiza as percepções individuais em relação a suas experiências positivas e negativas nas formas de experimentá-las psicologicamente. Assim, o sentido subjetivo vai além de percepções subjetivas de emoções e direciona-se à realização do potencial humano individual em sua mais ampla plenitude2,6,10.

DISCUSSÃO

Neste estudo, investigou-se como a literatura tem se apropriado do conceito de sentido subjetivo e configuração subjetiva na perspectiva dos estudantes de Educação a Distância - EaD, bem como suas principais evidências.

O conceito de sentido subjetivo é um construto multidimensional subjetivo derivado do que é percebido individualmente ou coletivamente, abrangendo aspectos relacionados ao processo ensino aprendizagem, o estilo e o ambiente em que se vive2,4,10.Disso se compreende não só sua multidimensionalidade, mas, sua complexidade à medida que tais características não são unicausais ou polarizadas; são características que se combinam em configurações ou redes às mais diversas. Os conceitos de sentido subjetivo expostos evidenciaram que a literatura mantém um consenso em avaliar as questões subjetivas simultaneamente dos estudantes em amplas dimensões e magnitudes de investigações e, utilizam bases conceituais subjetivas de sentidos subjetivos como as emoções são produzidas pelos estudantes para melhor compreensão das configurações subjetivas.

Percebe-se que o conceito de sentido subjetivo está melhor organizado na literatura em relação a configuração subjetiva quando divide-se em duas dimensões de compreensão conceitual: emoções e por percepções subjetivas que os indivíduos fazem individualmente e socialmente em relação as suas vivencias e experiências, buscando respostas que auxiliem na determinação das configurações subjetivas3.7,10.

Logo, conceito de sentido subjetivo é a estruturação básica da subjetividade no âmbito psicológico por meio de características que possam constituir as essências sobre as compreensões das atitudes positivas em relação a si mesmo e a aceitação de seus múltiplos aspectos da personalidade (ser, pensar e agir) em relação a autovivência e autoaceitação mediados por relacionamentos que acolhem e trazem segurança em relação a satisfação com outras pessoas ou relações positivas com o próximo1,5,8,10.

Foi possível constatar que estudos associados de sentido subjetivo e configuração subjetiva avançam na pesquisa no sentido de fortalecer avaliações dos estudantes não somente nas formas subjetivas, mas no aprofundamento das percepções subjetivas referentes as vivências positivas e negativas do processo de envelhecimento, da felicidade a curto e a longo prazo e da expectativa de vida permeadas.

 Entretanto, ainda é perceptível em alguns estudos verificar um atraso na aplicabilidade conceitual que associem investigar simultaneamente o sentido subjetivo e a configuração subjetiva. Talvez isso deva-se em razão a dispersão dos objetivos específicos de cada estudo em avaliar ambos, mostrando uma tendência em priorizar mais especificamente o conceito de um ou outro construto ficando assim pouco satisfatórias essa correlação conceitual propriamente dita10.

Seria desejável incorporar os conhecimentos sobre os aspectos subjetivos da aprendizagem e do desenvolvimento nos programas de formação de professores bem como alertá-los para o aproveitamento do espaço relacional em sala de aula como contexto altamente envolvido com o ensinar e o aprender. São precisamente os sistemas de relacionamento no interior da sala de aula os que permitem o desenvolvimento dos recursos subjetivos dos estudantes10,11.

Fica evidente que a aprendizagem é uma função do sujeito e que ela se encontra fortemente impactada pelos entrelaçamentos da subjetividade individual e social, em que aparece a diversidade dos sentidos subjetivos como eclosão das singularidades de alunos e professores11.

CONCLUSÃO

O conceito de configuração subjetiva designa a constituição subjetiva das diferentes formas de atividade e relação do sujeito dentro do sistema social no qual se desenvolve. A configuração responde de forma simultânea à história da personalidade em desenvolvimento, da qual é parte essencial, assim como aos eventos que caracterizam cada um dos momentos da vida do sujeito naquelas atividades ou formas de relação constituídas subjetivamente nas configurações da personalidade.

 E por- tanto, toda configuração subjetiva expressa de forma simultânea a relação dialética de um sentido subjetivo constituído e uma realidade que, ainda quando existente para o sujeito dentro dos limites de seu sentido subjetivo, não se esgota neste, impondo desde sua condição própria de existência, limites contínuos e contradições à formação do sentido subjetivo que caracteriza sua constituição no sujeito psicológico concreto.

As construções do indivíduo estão inseridas dentro de um complexo sistema de determinantes, entre os quais a personalidade é uma mais, que se expressa em vivências que mediatizam todo o processo de construção, sobre as quais o sujeito frequentemente não tem uma clara consciência.

O indivíduo representa um momento essencial de sua constituição subjetiva, porém seu sentido em relação a esta não se esgota em sua expressão intencional, implicando também as múltiplas emoções e significados que se produzem como consequência desta expressão, sobre as quais ele não tem uma representação consciente.

As limitações encontradas na revisão de literatura foram em basear-se nos últimos vinte anos abrangendo apenas os bancos de dados contido nos periódicos da CAPES.

Por fim, considera-se que os objetivos dessa revisão de literatura foram alcançados, evidenciando que o tema demanda um aprofundamento contínuo e produção de novas evidências que favoreçam, inclusive, o fortalecimento das políticas públicas de saúde afins.

 REFERÊNCIAS

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