Perfil Epidemiológico do Adolescente Usuário de Crack: Uma Revisão Bibliográfica

Authors

  • Rosana de Sousa Oliveira
  • Tália Liberdade Brasileira Cavalcante
  • Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i248p2565-2571

Keywords:

Usuario de droga; cocaí­na crack; adolescente.

Abstract

Objetivou-se identificar o perfil epidemiológico do adolescente usuários de crack. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, quantitativa e transversal utilizando os descritores: Usuario de droga; cocaí­na crack; adolescente Por meio da análise dos resultados constatou-se as seguintes categorias: Perfil do usuário de crack, Relação familiar e Tratamento. Foi verificado que os usuários de crack são pessoas jovens com baixa escolaridade, poliusuários de drogas com antecedente de consumo de outras substâncias, sem ví­nculos empregatí­cios formais, caracterí­sticas estas similares em todas as publicações estudadas. E que o iní­cio do uso do crack está relacionado í  curiosidade, influências de amigos, possuindo uma forte influência de familiares no tratamento e prevenção do uso do crack.

Author Biographies

Rosana de Sousa Oliveira

Enfermeira, Faculdade Médio Parnaí­ba(FAMEP).

Tália Liberdade Brasileira Cavalcante

Enfermeira Intensivista do (HILP),Docente das disciplinas Saúde da Criança e do Adolescente I e II,
Terapias Alternativas, da Faculdade Médio Parnaí­ba (FAMEP), Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica pela (UFPI), Administração Hospitalar São Camilo (São Paulo), Docência Superior pelo Centro Universitário Novafapi (UNINOVAFAPI),Mestra em enfermagem pela (UFRJ).

Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento

Mestra em Antropologia (PPGAnt/UFPI), Docente da Faculdade do Médio Parnaí­ba (FAMEP), Docente do Programa da Terceira Idade em Ação (PTIA/UFPI).

Published

2019-01-01

How to Cite

de Sousa Oliveira, R. ., Liberdade Brasileira Cavalcante, T., & Emanuelly Melo do Nascimento, C. . (2019). Perfil Epidemiológico do Adolescente Usuário de Crack: Uma Revisão Bibliográfica. Nursing Edição Brasileira, 22(248), 2565–2571. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i248p2565-2571

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos