GESTÃO COMPARTILHADA: POTENCIALIDADES DO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO NO ÂMBITO HOSPITALAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9793-9796

Keywords:

Educação permanente, Gestão em saúde, Gerenciamento da prática profissional

Abstract

Objective: to report the experience about shared management and the potential of teaching-service integration in the hospital setting. Method: This is a qualitative study, of the experience report type, experienced by a nurse educator in the period from September 2022 to June 2023 through permanent education activities carried out through teaching-service integration. Results: Through the activities that were carried out by the students together with the professionals, it can be evidenced a better adherence of the collaborators to the training carried out by the permanent education sector, which can be clarified through the sector's performance indicators, having a greater acceptance of professionals by category. Conclusion: It was found that the teaching-service integration has provoked reflection of work processes, through spaces for discussion, exchange of knowledge and experiences, has favored a shared management based on significance, respect for social actors and pluralities.

Author Biographies

Joice Fabricio de Souza, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte- Estácio/FMJ

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde e em Saúde da Mulher. Docente  e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. Membro do Núcleo Docente Estruturante-NDE. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NUPESC) da UNIFOR e do Grupo de Pesquisa Clínica Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/URCA). Líder do projeto de extensão Sexualidade e Saúde da mulher: tecendo diálogos acerca da literácia em saúde a mulheres pertencentes de grupos vulneráveis"

Brena Luiza Gomes de Fraga, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Mulher. Atua Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Karine de Castro Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação (2014) e Mestrado (2016) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente realizando pós-doutorado em ciências médicas. Realizou atividades como bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras (Graduação Sanduíche Universitá La Sapienza-Roma 2012-2013).Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS), grupo certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: construção e validação de tecnologias, educação em saúde, saúde sexual e reprodutiva, disfunções do assoalho pélvica, gestão em saúde.

Ticiane Santana Gomes Santiago, Universidade de Fortaleza

Enfermeira , Administradora e Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza. Fellow em Práticas Avançadas de Enfermagem na Universidade de Rouen- França. Especialista em Inovação e Gestão de Projetos pelo ISCTE -  Lisboa.  Empreendedora, consultora de inovação, negócios e facilitadora de processos criativos. Professora convidada do Mestrado de Tecnologia e Inovação em Enfermagem (UNIFOR)  e do Mestrado de Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem ( ESEP - Porto). Líder de Inovação da Humane ( EERP- USP).

Tatyanne Ferreira Sales Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Pós-graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE);Pós-graduanda em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará; Enfermeira assistencial no Hospital Municipal Dr Abelardo Gadelha da Rocha/ Caucaia-CE.

Leiliane de Queiroz Oliveira , Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte- Estácio/FMJ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2004).Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde pela FMABC (2022), Mestrado Profissional em Terapia Intensiva pela SOBRATI (2015). Pós-graduação em Saúde Mental (URCA - 2006), Cuidados Intensivos (São Camilo - 2012), Urgência e Emergência pela ESP-CE (2013). Pós-Graduação em Libras pela FIP. Coordenadora de Enfermagem e Docente na Estácio FMJ - Juazeiro do Norte, Enfermeira Operacional do SAMU 192 CEARÁ - JN, e Enfermeira Plantonista do Hospital Maria Amélia

Jaqueline Rodrigues Pereira, Centro Universitário Doutor Leão Samapaio

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Samapaio. Formações  em psicoterapia. Presta supervisão e assessoria para psicológos na clínica CRESCERE

Aldecira Uchoa Monteiro Rangel , Universidade de Fortaleza- UNIFOR

Enfermeira, Residência em Saúde da Família ; Mestre em Saúde Coletiva; Doutoranda em Saúde Coletiva – UNIFOR.

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Published

2023-08-31

How to Cite

Fabricio de Souza, J., Gomes de Fraga, B. L., de Castro Bezerra, K., Gomes Santiago, T. S., Sales Ribeiro, T. F., de Queiroz Oliveira , L., Rodrigues Pereira, J., & Uchoa Monteiro Rangel , A. (2023). GESTÃO COMPARTILHADA: POTENCIALIDADES DO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO NO ÂMBITO HOSPITALAR. Nursing Edição Brasileira, 26(302), 9793–9796. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9793-9796

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos