GESTÃO COMPARTILHADA: POTENCIALIDADES DO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO NO ÂMBITO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i302p9793-9796Keywords:
Educação permanente, Gestão em saúde, Gerenciamento da prática profissionalAbstract
Objective: to report the experience about shared management and the potential of teaching-service integration in the hospital setting. Method: This is a qualitative study, of the experience report type, experienced by a nurse educator in the period from September 2022 to June 2023 through permanent education activities carried out through teaching-service integration. Results: Through the activities that were carried out by the students together with the professionals, it can be evidenced a better adherence of the collaborators to the training carried out by the permanent education sector, which can be clarified through the sector's performance indicators, having a greater acceptance of professionals by category. Conclusion: It was found that the teaching-service integration has provoked reflection of work processes, through spaces for discussion, exchange of knowledge and experiences, has favored a shared management based on significance, respect for social actors and pluralities.
References
.Teixeira CF, Paim JS. Políticas de formação de recursos humanos em saúde: conjuntura atual e perspectivas [Internet]. pesquisa.bvsalud.org. 2008 pág. 19–23. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/sus-19850
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva 1º de junho de 2004;14:41–65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/GtNSGFwY4hzh9G9cGgDjqMp/
Esperidião MA, Leal MB, Fontoura M. GESTÃO COMPARTILHADA DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Ç GESTÃO HOSPITALAR PARA O SUS / BAHIA. Revista Baiana de Saúde Pública. 19 de agosto de 2012;33(1):58.
Foucault M, Serres M, Deleuze G, Guattari F, Varela F, Matu H, et al. EDUCAÇÃO E SAÚDE: ENSINO E CIDADANIA COMO TRAVESSIA DE FRONTEIRAS EDUCATION AND HEALTH: TEACHING AND CITIZENSHIP TO BRIDGE BOUNDARIES. 2008 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/VdPNdYy66RSD7QwqWVHYsxj/?format=pdf
Castro JL de, Vilar RLA, Oliveira NHS. As trilhas e os desafios da gestão do trabalho e da educação na saúde [Internet]. pesquisa.bvsalud.org. 2016. pág. 253–3. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/sus-34983
Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML do, Kleba ME, Reibnitz KS. Integração ensino-serviço e sua interface no contexto da reorientação da formação na saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 10 de junho de 2016;20(59):1015–25.
Cecim RB. Educação Permanente em Saúde: desafio e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2005 fevereiro;9(16):161–8.
Brasil. Ministério da Saúde. Manual técnico 2018 - programa para o fortalecimento das práticas de educação permanente em saúde no SUS - PRO EPS-SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2018.
Ceccim, R. B., Silva, S. M. N. B., Benício, L. F. de S., Macedo, K. P. S., Castro Neto, C. S. de, Mesquita, K. O. de, Ferreira, J. L. P. de M., & Lima, Ívina M. S. (2021). PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM COMO FAZER COM BASE NO NORDESTE BRASILEIRO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 20(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v20i1.1558
Leite, C. M., Pinto, I. C. M. & Fagundes, T. L. Q. (2020). Educação Permanente em Saúde: reprodução ou contra-hegemonia?. Trabalho, Educação e Saúde, 18(1), 1-15. doi: 10.1590/1981-7746-sol00250.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 64 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9
Silva, C. B. G. & Scherer, M. D. A. (2020). A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão dos atores que a constroem. Interface (Botucatu), 24(1), 1-15. doi: 10.1590/Interface.190840
Diniz, D. S. & Sá, M. C. (2019). O uso de narrativas e do dispositivo grupal na formação/educação permanente dos profissionais de saúde: uma revisão de literatura. Interface (Botucatu), 23(1), 1-18. doi: 10.1590/Interface.180217
Ferreira, L., Barbosa, J. S. A., Esposti, C. D. D. & Cruz, M. M. (2019). Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em Debate, 43(120), 223-239. doi: 10.1590/0103-1104201912017
Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 46. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias ensino-aprendizagem. 28a ed. Petrópolis: Vozes; 2007.
. Lamante, M. P. S., Chirelli, M. Q., Pio, D. A. M., Tonhom, S. F. R. & Corrêa, M. E. S. H. (2019). A Educação Permanente e as Práticas em Saúde: concepções de uma equipe multiprofissional. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(14), 230-244. doi: 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268
Silva ALF, Ribeiro MA, Paiva GM , Freitas CASL, Albuquerque IMN. Saúde e educação pelo trabalho: reflexões acerca do PET-Saúde como proposta de formação para o Sistema Único de Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2015 dez;19(suppl 1):975–84.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde .1992;269–9. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1344574.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem .. Artmed Editora; 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=irZwDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=POLIT.
Minayo MC de S, Guerriero ICZ. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. abril de 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];19(4):1103–12. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2014.v19n4/1103-1112/pt