Ocorrência de lesões por pressão em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário

Authors

  • Ana Dark Aires de Farias
  • Nahadja Tahaynara Barros Leal
  • Nathália Porto Rangel Travassos
  • Andreza Josiany Aires de Farias
  • Amanda Manuella Dantas Nobre
  • Taciana da Costa Farias Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2925-2929

Keywords:

úlcera por pressão; unidades de terapia intensiva; enfermagem.

Abstract

As lesões por pressão (LPP) representam importantes causas de morbimortalidade a ní­vel mundial. Assim, objetivou-se identificar a ocorrência e caracterí­sticas das LPP bem como, o perfil do paciente acometido. Trata-se de uma pesquisa descritiva, longitudinal e quantitativa, realizada em uma unidade de terapia intensiva adulto. A população foi constituí­da de registros de internações em prontuários no perí­odo de maio a dezembro de 2014 e a coleta de dados foi realizada em agosto de 2014 a janeiro de 2015. Identificou-se uma ocorrência de 22,07% com predomí­nio de lesões em mulheres idosas, com distúrbios respiratórios e presença de co-morbidades. Sete pacientes já apresentavam a lesão na admissão e 10 desenvolveram na UTI. A maioria das lesões estava no estágio II e na região sacral e, em relação ao desfecho clí­nico, 52,94% deles evoluiu para o óbito. O estudo evidenciou a importância da capacitação profissional como estratégia para reduzir a incidência dessas lesões.

Author Biographies

Ana Dark Aires de Farias

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Residência Multiprofissional em Saúde Hospitalar na ênfase de Paciente Crí­tico pela Universidade Federal da Paraí­ba. Enfermeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Nahadja Tahaynara Barros Leal

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Urgência e Emergência pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo e em Unidade de Terapia Intensiva. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Nathália Porto Rangel Travassos

Nathália Porto Rangel Travassos Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Residência médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).

Andreza Josiany Aires de Farias

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda em Saúde Pública
pela Universidade Estadual da Paraí­ba. Enfermeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Amanda Manuella Dantas Nobre

Graduada em Licenciatura plena e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraí­ba. 
Especialista em Saúde da Famí­lia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM/ CESED). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UEPB/FIOCRUZ. Mestre em Saúde Pública (UEPB). Enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Taciana da Costa Farias Almeida

Graduada em Enfermagem e Obstetrí­cia pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Saúde da Famí­lia e Captação, Doação e em Transplante de Órgãos e Tecidos. Mestre em Enfermagem pelo programa de Pós Graduação em Enfermagem da FCM/ Unicamp. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraí­ba. Professora  Adjunta I do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Published

2019-06-01

How to Cite

Dark Aires de Farias, A. ., Tahaynara Barros Leal, N. ., Porto Rangel Travassos , N. ., Aires de Farias, A. J. ., Dantas Nobre, A. M. ., & da Costa Farias Almeida, T. . (2019). Ocorrência de lesões por pressão em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário. Nursing Edição Brasileira, 22(253), 2925–2929. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2925-2929

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos